A história de criação, implantação e desenvolvimento do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) no período de 1975 a 1986 constituiu objeto de estudo da Enfermeira Maria Lígia dos Reis Bellaguarda para a tese de Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a orientação da professora Dra. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha.
Intitulada “Nexos e circunstâncias na história do Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina (1975-1986)”, a tese foi defendida e aprovada em maio deste ano com banca composta por: Dr. André de Faria Pereira Neto, Dra. Denise Elvira Pires de Pires. Dra. Lygia Paim, Dra. Maria Angélica de Almeida Peres, Dra. Miriam Süskind Borenstein, Dra. Angela Maria Alvarez e Dra. Isabel Alves Maliska.
O período estudado corresponde à criação do Conselho, em 1975, até a implantação da Lei nº 7498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o Exercício Profissional da Enfermagem.
“A Tese defende que o Conselho Regional de Enfermagem confere reconhecimento à Enfermagem como profissão da saúde potencializanda a autonomia, o credencialismo e a aplicação de conhecimentos científicos para o exercício profissional. Teve o objetivo geral de compreender os nexos de influência do Conselho Profissional no desenvolvimento da Enfermagem em Santa Catarina”, detalhou a agora Doutora Enfermeira Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.
Em breve, a tese poderá ser conferida na Biblioteca da UFSC. A Enfermeira também pretende disponibilizar exemplares para o Coren/SC, Cofen e Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina.