8 de Março: Coren-SC celebra avanços e ressalta os desafios no Dia Internacional da Mulher


08.03.2025


Neste 8 de Março, a ONU celebra o Dia Internacional da Mulher com o lema “Para todas as mulheres e meninas”. O objetivo para 2025 é a promoção de três áreas: os direitos das mulheres e meninas; a igualdade de gênero; e o empoderamento.

Segundo a ONU, deve ser garantido o acesso à educação, ao emprego, à liderança e aos espaços de decisão dessas meninas e mulheres. Em Santa Catarina, o Coren-SC tem trabalhado buscando promover o empoderamento por meio do empreendedorismo e a liderança em sua própria comunidade, por meio de palestras, oficinas e dinâmicas.

A exemplo, o I Seminário Ibero-Americano, realizado de 18 a 20 de fevereiro em Florianópolis. Durante o evento, podemos destacar diversos momentos protagonizados por mulheres. Uma das primeiras oficinas, sobre “A liderança no Empreendedorismo na Enfermagem”, foi ministrada pelas enfermeiras da Asociación Nacional de Directivos de Enfermería (ANDE) da Espanha, Blanca Fernandez-Lasquetty, María Ángeles Octavio e Mercedes Ferro Montiu.

Já na oficina “Abertura de Negócios de Enfermagem”, o momento foi ministrado por Poliana Weber, conselheira regional do Coren-SC, Simone Tatiana da Silva, advogada, e Dhiane Regieli Schwartz, contadora. Para a conferência de encerramento, sobre o tema “Articulação da Enfermagem para superação de desafios globais”, os profissionais de Enfermagem puderem ouvir de Maristela Azevedo, Presidente do Coren-SC, e Helga Bresciani, Conselheira federal, associada ao Cofen-BR.

Os profissionais de enfermagem associados ao Coren de Santa Catarina já somam 83 mil no estado. Destes, 88% são mulheres, entre, auxiliares, técnicos, enfermeiras e obstetrizes.

“É evidente o grande número de mulheres na profissão em nosso estado. Estamos muito contentes em poder proporcionar a elas uma oportunidade de liderança e empreendedorismo, para continuarem a prosperar em seus trabalhos e vida pessoal. Ainda assim, vivemos um cenário difícil. Mesmo sendo maioria, as mulheres ainda não ocupam tantos cargos de gestão e de liderança quanto deveriam. Por isso temos trabalhado com afinco para colocar cada vez mais mulheres em posições de liderança em suas instituições”, destacou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Carmen Zanotto (Cidadania) e Ana Paula Lima (PT) são exemplos de Enfermeiras catarinenses que se consolidaram como deputadas federais catarinenses e se tornaram referências no cenário político nacional.

Carmen Zanotto é natural de Lages-SC e atuou na Câmara de Deputados de Brasília de 2011 a 2022. Como deputada federal, foi relatora do PL-2564/22, lei que defende o Piso Salarial da categoria, sancionada em seu último ano na capital, e relatora da Comissão Externa de Enfrentamento da Covid-19. No início de 2023, Carmen aposenta o cargo no Congresso e volta para SC, onde assume a Secretaria de Estado de Saúde, em que fica dois anos. Atualmente, Carmen é prefeita de Lages, considerada a primeira prefeita mulher do município, empossada no início deste ano.

Ana Paula Lima é natural de Curitiba, mas mudou para SC ainda jovem e se formou na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atuou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) representando a categoria durante quatro mandatos, onde também esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina. Defendeu a humanização do parto e a valorização da Enfermagem Obstétrica, assim como articulou quatro edições do Congresso Nacional do Parto Humanizado (2015 a 2018). Foi relatora do Projeto de Lei 0482.9/2013, pelo fim da violência contra as mulheres na hora do parto, um marco na luta pelos direitos de proteção à gestante em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita deputada federal e hoje atua no Congresso Nacional representando a categoria.

Para a ONU Mulheres Brasil, promover espaços de crescimento para meninas e mulheres é uma mudança essencial para a população. “Juntas, podemos ser a geração que fecha as lacunas para alcançar a igualdade de gênero”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...