Univida: Projeto da Enfermagem da Univali leva bem-estar físico, mental e social para idosos da região de Itajaí


02.05.2025


Um projeto inovador coordenado pelo Departamento de Enfermagem da Univali está transformando a vida de centenas de pessoas com mais de 50 anos em Itajaí, Balneário Camboriú e Balneário Piçarras. O Programa Univida, por meio de sua vertente Univida na Comunidade, oferece atividades gratuitas que vão muito além do cuidado: promove saúde, inclusão, aprendizado e protagonismo no processo de envelhecimento. O Programa é coordenado por Mayara Ana da Cunha, professora do Departamento de Enfermagem da Univali.

As ações envolvem desde oficinas de mobilidade, gastronomia, direito do idoso, primeiros socorros, até cursos de formação de cuidadores — este último, responsável por capacitar mais de 200 pessoas. Na comunidade, mais de 100 participantes estão inseridos nas práticas regulares do projeto. A proposta é clara: promover o chamado “envelhecimento ativo”, conceito que une bem-estar físico, mental e social. As atividades acontecem nos polos da Univali de Itajaí, Balneário Camboriú e Balneário Piçarras.

A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destaca o papel da Enfermagem não só como agente de cuidado direto, mas como protagonista no planejamento e execução de estratégias coletivas de saúde. “A Enfermagem tem essa capacidade de articular conhecimento técnico e sensibilidade social. Estamos na linha de frente tanto para cuidar quanto para pensar políticas e práticas que melhoram a qualidade de vida”, explicou Maristela.

Erika Ferreira, coordenadora do projeto de extensão Univida na Comunidade, reforça a importância do envolvimento das pessoas idosas: “Além de fortalecer políticas públicas de atenção à saúde, os participantes têm a oportunidade de socializar, compartilhar experiências e desenvolver novas habilidades. O envelhecimento ativo é isso: manter-se envolvido, produtivo e conectado.”

A iniciativa também aproxima a universidade da comunidade. Erika destaca que, por ser uma universidade comunitária, a Univali tem como missão atingir públicos para além dos seus estudantes formais. “Muitos idosos se sentem privilegiados por retornar a um ambiente de ensino superior. É uma forma de reconhecimento e valorização dessa fase da vida.”

A emoção de quem participa é visível. Tania Klock, de 68 anos, professora de Educação Física aposentada, relata com brilho nos olhos a transformação que sentiu desde que entrou no projeto: “Achei que seria algo simples, mas é um projeto sério, com professoras muito comprometidas. Já participei de atividades de dança, gastronomia… Estou aprendendo muita coisa nova. É uma experiência muito rica, tanto pela parte física quanto pela interação, pela convivência.”

O Univida na Comunidade mostra como a Enfermagem pode ocupar espaços estratégicos na sociedade, atuando como ponte entre ciência, cuidado e cidadania. Mais do que oferecer atendimentos, o projeto constrói redes de suporte e protagonismo para o envelhecimento com dignidade. Para conhecer mais, acesse as redes sociais do Programa.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...