Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SC participará de sessão solene pelos 35 anos do SUS na Câmara de Florianópolis nesta terça (7)


06.10.2025


A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Maristela Azevedo, participa nesta terça-feira (7), às 19h, em Florianópolis, de uma sessão solene na Câmara Municipal alusiva aos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade reunirá autoridades, profissionais e representantes de diversas entidades da área da saúde para celebrar o aniversário do sistema, que é referência mundial em acesso universal e gratuito à saúde.

Instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde em 1990, o SUS consolidou-se como uma das maiores conquistas sociais do Brasil, garantindo atendimento integral à população em todas as regiões do país.

A presidente Maristela Azevedo representará o Coren-SC na solenidade e destacou a importância do momento de celebração e reconhecimento:

“Esta é uma data de homenagens e de valorização. Celebrar os 35 anos do SUS é reconhecer a força e a dedicação dos milhões de profissionais que fazem esse sistema acontecer todos os dias — especialmente a Enfermagem brasileira, que está na linha de frente do cuidado e da promoção da saúde em todo o país”, afirmou.

A celebração dos 35 anos do SUS reforça também a importância da valorização das equipes de Enfermagem, responsáveis por grande parte das ações e serviços que asseguram o funcionamento do sistema no dia a dia.

A sessão solene acontece na Câmara Municipal de Florianópolis, na noite desta terça-feira (7), e contará com a presença de autoridades locais e estaduais da saúde pública.

Histórico

Lançado dia 19 de setembro de 1990, o SUS acumula feitos em nível nacional e internacional. Hoje se trata do único sistema de saúde universal que atende um país de mais de 100 mil habitantes.

Antes à criação do sistema, apenas trabalhadores formais vinculados aos institutos de previdência social existentes tinham a garantia de serem atendidos nos hospitais públicos. Hoje são em torno de 2,8 bilhões de atendimentos realizados por ano, somando cerca de 3,5 milhões de profissionais destinados para essa tarefa.

O tamanho e alcance do SUS se demonstra em exemplos como o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o maior programa público de vacinação dentro da América Latina. Ferramenta que teve destaque recentemente em razão à pandemia de Covid-19, onde esforços logísticos e de profissionais foram destinados para o controle da doença no país.

Veja alguns dos principais programas e políticas que derivam do SUS

  • 1996: Acesso e distribuição de medicamentos para pessoas que vivem com HIV e Aids.;
  • 1998: Criação do Sistema Nacional de Transplantes;
  • 2003: Criação do Samu 192;
  • 2004: Lançamento do Programa Farmácia Popular e fundação da Empresa Brasileira de Hemoderivado e Biotecnologia (Hemobrás);
  • 2011: Criação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps);
  • 2015: Lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC);
  • 2024: Lançamento do Brasil Saudável e do Programa de Dignidade Menstrual.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...