Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Um tributo a Rosilda Veríssimo da Silva


18.06.2026

Uma trajetória que inspira a Enfermagem catarinense ✨

O Coren-SC homenageia a Enfermeira e Professora Dra. Rosilda Veríssimo Silva, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso com o cuidado, a educação, a valorização da profissão e a defesa de uma saúde pública de qualidade.

Docente, líder e defensora da Enfermagem, Rosilda dedicou sua vida à formação de novos profissionais e à construção de uma categoria mais forte, participativa e comprometida com a sociedade.

Nosso reconhecimento e gratidão por sua história e contribuição à Enfermagem catarinense.

Celebrar a vida da Enfermeira e Professora, Dra. Rosilda Veríssimo Silva, é lembrar que coragem, responsabilidade político-profissional, delicadeza e sensibilidade, são virtudes e valores a serem cultivados. A vida no planeta depende de competência técnica, sensibilidade social, empatia e de cuidado à vida humana. Rosilda exerceu e ensinou esses preceitos!

No entanto, é preciso lucidez e ação, para tomar decisões em momentos difíceis e desafiantes. Ao escolher uma profissão, ela assumiu o desafio e a responsabilidade de ser Enfermeira. E, mais, abraçou a docência, deixando sua marca, na formação de novos profissionais. Em Joinville, na Faculdade IELUSC, exerceu a tarefa de ser mestre, com competência e dedicação.

Rosi também mostrou, com ações, que a vida não é apenas uma trajetória individual, implica em relações, em lutar por benefícios coletivos, daí a sua identidade com o Movimento Participação, Enfermagem! Um movimento construído com forte contribuição da Enfermagem catarinense, organizado na Associação Brasileira de Enfermagem, nos anos 1980 e que, a partir de 2008, também se expressa no Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. A Rosilda estava junto, com coragem para defender a importância da democracia e de construir um Conselho Profissional de luta pela valorização da Enfermagem e pelo direito universal à saúde.

Rosi sabia que cuidados de Enfermagem são imprescindíveis à vida humana, mas que a qualidade dos cuidados prestados depende de conhecimento técnico e, também, de condições de trabalho dignas e protetoras. Tinha clareza, também, que saúde depende de uma sociedade decente e inclusiva. No entanto, não se trata de um cenário dado, depende de ação, de luta, e nem sempre é um caminho fácil.

Ela escolheu lutar pela valorização da Enfermagem, pelo direito universal à saúde, pelo SUS, e por democracia nas entidades e na sociedade. A vida da Rosilda espelhou sua escolha pelo bem estar da humanidade e pela sobrevivência do planeta. À nossa querida colega, nosso reconhecimento e agradecimento!

UMA LIDERANÇA DA ENFERMAGEM, QUE DEVE SER LEMBRADA!

QUE MUITAS ROSILDAS MARQUEM PRESENÇA NA ENFERMAGEM E NA SOCIEDADE!

  • Dra. Denise Pires – Presidente Coren-SC Gestão 2008-20211
  • Dra. Felipa Rafaela Amadigi – Presidente Coren-SC Gestão 2012-2014
  • Dra. Maristela Assumpção de Azevedo – Presidente Coren-SC Gestão 2023-2026

Florianópolis, 17/06/2026

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...