Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Conselheira Denise Thum realiza palestra na Semana da Enfermagem da UNESC


09.05.2025

A Conselheira do Coren-SC, Denise Thum, realizou uma palestra sob o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem” durante a programação da XXXII Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) nesta quinta-feira (8). A palestra teve a presença de mais de 300 estudantes.

A atividade aconteceu na sede da UNESC, localizada no município de Criciúma, no Auditório Ruy Hulse, às 19h.

O que é o bem-estar?

O estado de bem-estar pode ser definido como a interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais que permitem o desenvolvimento pleno do profissional, ainda que em momentos de estresse e sofrimento. O bem-estar está ligado à qualidade de vida, satisfação no trabalho, lazer, equidade e redes de apoio social.

Como o ambiente, as condições de vida e o apoio social são fatores determinantes para o bem-estar do profissional de Enfermagem, Denise chama a atenção para o fato que o bem-estar não é um fenômeno isolado e independente, mas sim construído também em conjunto.

Como promover o bem-estar?

“Ser um profissional de Enfermagem é lidar com a dor na vida dos nossos pacientes e acolhê-los. A nossa assistência e cuidado sejam efetivos, nós precisamos cuidar primeiro do profissional, de nós. É começar a perceber se o profissional está em um episódio de esgotamento ou de estresse, para depois agir”, define Denise.

Uma estratégia de promoção de saúde eficaz, segundo Denise, é aquela que envolve a integração de ações individuais, sociais e organizacionais.

As estratégias individuais podem envolver o apoio psicossocial e psicológico, no sentido de reduzir o estresse, ansiedade e sintomas depressivos. “O acolhimento e a oportunidade de expressar seus sentimentos faz parte de um processo de cura”, afirma Denise. O autocuidado e exercícios como alongamento, meditação e atividades físicas são práticas que também são incentivadas para ajudar no alívio da carga mental.

As estratégias sociais e de apoio são aquelas feitas a partir da comunicação e apoio da equipe profissional, da família e dos amigos, ou seja, do fortalecimento das redes de apoio. Isso agrega para a redução do isolamento emocional e aumento da autoestima e reconhecimento profissional.

As estratégias organizacionais envolvem a melhoria no ambiente de trabalho, como ajustes na carga horária e condições laborais. Denise cita também a importante de ofertar programas que promovam a saúde mental e hábitos saudáveis, como boa alimentação, dentro da própria instituição.

Denise finaliza reforçando que a saúde mental não se resume à ausência de sofrimento, mas também à possibilidade real de existir com dignidade, escuta e reconhecimento.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...