Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SC intensifica ações de fiscalização no Hospital Marieta Konder Bornhausen para garantir segurança do paciente e valorização da enfermagem


24.09.2025

Neste mês de setembro, o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou uma ação intensiva no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. A iniciativa teve como objetivo assegurar a qualidade da assistência de enfermagem, promover a valorização dos profissionais e reforçar a segurança dos pacientes.

Durante quatro dias, os fiscais Charles Carvalho (Região de Joinville), Francine Evaldt e Alex Junio (Subseção de Blumenau) e Manoel dos Santos Jr. (Subseção de Florianópolis) acompanharam de perto a rotina da instituição, que é referência em alta complexidade e conta atualmente com 418 leitos ativos, atendendo milhares de pacientes da região do Vale do Itajaí e de outras partes do Estado.

O hospital possui em seu quadro 759 técnicos de enfermagem, 184 enfermeiros e 1 auxiliar de enfermagem. Essa expressiva equipe demonstra a dimensão da atuação da enfermagem em um hospital de grande porte e a importância da fiscalização criteriosa do exercício profissional.

Nosso trabalho vai além da notificação. Estamos presentes para orientar, educar e contribuir com a melhoria contínua dos serviços de enfermagem. O foco é garantir que cada paciente seja atendido por um profissional habilitado, valorizado e atuando dentro dos limites da lei”, destacou Francine Evaldt, Enfermeira Fiscal do Coren-SC.

Entre os pontos verificados, estiveram o dimensionamento do pessoal de Enfermagem, as condições de trabalho, a existência de enfermeiro responsável técnico e de Comissão de Ética de Enfermagem, além da regularidade dos registros profissionais.

O Coren-SC reforça que a fiscalização possui caráter não apenas fiscalizador, mas também educativo, buscando orientar gestores e profissionais para a excelência na assistência. A equipe do Conselho foi bem recebida pelos profissionais do hospital e agradece pela receptividade, parceria e disponibilidade em dialogar e contribuir com o processo de fiscalização

A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a relevância dessas ações:

“A fiscalização é essencial para fortalecer a enfermagem catarinense. Mais do que garantir a segurança do paciente, ela contribui para que nossos profissionais sejam cada vez mais valorizados pelo seu papel técnico, ético e humano na saúde.”

Com essa atuação, o Coren-SC reafirma seu compromisso em assegurar uma enfermagem qualificada, valorizada e em conformidade com a legislação, promovendo benefícios diretos para toda a sociedade.

Confira mais fotos da atividade:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...