Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SC marca presença no Seminário Nacional de Fiscalização de 2025


13.08.2025

Teve início nesta terça-feira (12), em Natal (RN), o 15º Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis). Uma realização do Cofen com apoio do Coren-RN, o encontro, já consolidado como instrumento para orientar a fiscalização da Enfermagem em todo o país que reúne fiscais, gestores, conselheiros federais e regionais também contou com a presença do Coren-SC.

A delegação catarinense foi composta pela a equipe de fiscalização, a presidente Maristela Azevedo, o advogado Leonardo Longo, representando o departamento jurídico, e os conselheiros Everley Hobold e Gleide de Amorim.

Na abertura do evento, o presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a relevância da fiscalização como uma das atividades-fim do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e sua função essencial na defesa da sociedade, destacando que se trata do instrumento que permite assegurar que a Enfermagem seja exercida de forma ética, legal e com excelência técnica. Ele também recordou a criação das primeiras estruturas voltadas exclusivamente para o fortalecimento dessa atividade finalística.

No ano de 2008, instituímos o Senafis, o Ecofis — Encontro de Coordenadores de Fiscalização — e a Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen. Essas foram as primeiras estruturas criadas para fortalecer a mais importante atividade finalística: a fiscalização do exercício profissional”, disse.

Ao falar do futuro da fiscalização, Manoel Neri destacou os investimentos em inovação e tecnologia que vêm transformando a atuação do Sistema. “Estamos vivendo um processo contínuo e estratégico de modernização. Investimos em tecnologia para qualificar a atuação dos Conselhos Regionais, como o Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen), que unifica dados e processos de gestão financeira, jurídica, cadastral e ética em todo o país. Agora, com a integração da fiscalização, substituiremos processos em meio físico e sistemas independentes, promovendo a padronização nacional das ações fiscalizatórias. Esse módulo também contará com inteligência artificial, garantindo maior eficiência, precisão e agilidade nas nossas ações”, afirmou.

A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a importância da participação catarinense no evento. “A presença dos fiscais do Coren-SC no Senafis reforça o nosso compromisso com a qualidade e a segurança da assistência de enfermagem em Santa Catarina. Nosso trabalho de fiscalização é fundamental para garantir que o exercício profissional esteja sempre alinhado aos princípios éticos e legais, protegendo a sociedade e valorizando o trabalho da enfermagem no estado”, afirmou.

O encontro segue até sexta-feira (15), com debates sobre inovações na fiscalização do exercício profissional, apresentação do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen) e discussões sobre planejamento estratégico. Nos dias seguintes, serão abordados temas como responsabilidade técnica, indicadores assistenciais, conciliação em processos de fiscalização e prevenção ao assédio moral, encerrando com a entrega do Prêmio Fiscalize, que reconhece as melhores práticas das equipes de fiscalização.

Fonte: Ascom / Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...