Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren/SC participa da 2ª Jornada Brusquense de Enfermagem


24.09.2019

A conselheira do Coren/SC enfermeira Daniella Farinella Jora abriu a programação da 2ª Jornada Brusquense de Enfermagem que ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro, Auditório do Seminário da Nossa Senhora de Azambuja.

O evento, realizado pelo Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja, em parceria com a Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Saúde, e do Senac, tem como objetivo aprimorar a formação dos profissionais de saúde, visando melhor qualidade de vida, para compartilhar e agregar informações entre as equipes multidisciplinares em saúde, atualizar conhecimentos técnico-científico-humanizado e promover integração, entre os profissionais e estudantes da área contou com a presença de mais de cem profissionais da área, que conferiram diversas palestras, tanto de temas técnicos como relacionados ao processo de autoconhecimento e valorização da profissão.

Programação – A abertura da 2ª Jornada Brusquense de Enfermagem foi realizada na manhã de sexta-feira, com a presença de representantes das instituições parceiras. Em seguida o público conferiu a primeira palestra da programação, com o tema ‘Nursing Now Brasil – posturas de autovalorização’, com a conselheira Daniella, que também era mediadora do evento. Na oportunidade a enfermeira trouxe informações sobre o movimento Nursing Now, presente em mais de 80 países e que foi lançado no Brasil este ano, com o apoio do Cofen, bem como reforçou a necessidade de postura de autoavaliação da enfermagem. “É preciso nos reconhecermos como uma ocupação preponderante dentro do processo assistencial, mas sobretudo disseminarmos as nossas práticas. E o movimento ‘NNB’ vem justamente para isso, para mobilizar a enfermagem nacional para que ela possa mostrar seu trabalho, resultando em ações positivas, no engajamento, nas melhores práticas, na qualificação desses profissionais”, declarou. Para a palestrante, a Jornada é um evento essencial, que agrega valor para a enfermagem brusquense. “São esses momentos que unimos todas as equipes de enfermagem que podemos atualizar, trocar experiências, debater, e pensar como podemos voltar para a nossa prática, no dia a dia, e melhorar nossos processos, para proporcionarmos melhores desfechos para os pacientes”, completou. A segunda palestra da Jornada trouxe ‘O segredo da motivação profissional’, ministrada pela terapeuta comportamental e escritora, Genice Suavi. No período da tarde, foi abordado o tema ‘Valorização da Enfermagem na urgência e emergência’, apresentado pela enfermeira Aline Fagundes Cunha (Samu). A seguir, foi a vez de falar sobre ‘Os desafios atuais no processo de trabalho da enfermagem para a valorização de reconhecimento’, abordado pela enfermeira Dra. Elaine Forte (Aben/SC). Para finalizar o primeiro dia da Jornada, a enfermeira Daniela Mafioletti Floriano (empresa Fufa/SC) trouxe como temática ‘Desafios da enfermagem para manutenção da integridade da pele’. No sábado, 21, a 2ª Jornada Brusquense de Enfermagem iniciou com a palestra ‘Segurança do paciente nos hemocomponentes’, apresentada pelo hematologista Dr. Fábio Benedetti. Em seguida foi a vez do coaching Daniel Reichter abordar o tema ‘Em busca do Eu para o encontro com o Outro’, que encerrou a programação do evento. 

Valorização aos colaboradores 

De acordo com a enfermeira Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Azambuja, Geisiane Sousa Braga, por ser considerada a maior mão de obra de trabalho do SUS no Brasil e, uma das maiores mãos de obra de trabalho do mundo, há necessidade de cada vez mais de se falar sobre a enfermagem, valorizar os profissionais, promover interação e o empoderamento da mesma, que tem grande importância no campo de trabalho e na vida da comunidade de forma geral, na prevenção, recuperação e reabilitação. A enfermeira também ressaltou a preocupação constante do Hospital Azambuja em oferecer momentos de reflexão e capacitação de seus colaboradores, neste caso, através da jornada. “O Hospital Azambuja é uma entidade que atua na comunidade há 117 anos, que tem em seu quadro de colaboradores mais de a metade de profissionais da enfermagem, em vários cargos, tanto assistenciais como administrativos. E esse evento é uma oportunidade para que os profissionais do hospital se sintam valorizados e que reconheçam a importância que têm em nosso ambiente de saúde. As expectativas sempre são boas, que possamos sair daqui cada vez mais com o olhar humanizado e fazer com que os profissionais se sintam valorizados”, acrescentou. Da mesma forma, o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza destacou o apoio do hospital ao evento, bem como da preocupação na atualização de seus profissionais. “Desde o ano passado, com a primeira edição da Jornada, tivemos a iniciativa das capacitações, assim como o próprio Núcleo de Saúde da ACIBr que tem buscado essa qualificação profissional, já que em Brusque se tem a preocupação de especializar os profissionais, principalmente na área da saúde. O Hospital tem hoje cerca de 250 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, e é essencial esse olhar de qualificação. Sem falar na parceria com o Senac e a Secretaria de Saúde, que é fundamental nesse processo”, pontuou.

Parcerias de sucesso 

Sobre o evento, a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Ariane Beatriz Costa Fischer, falou sobre o papel da Jornada na capacitação dos profissionais como um todo, através da variedade de palestras oferecida no evento. “Temos ouvido muito sobre os profissionais que adoecem, por não serem valorizados, por terem dupla e até tripla jornada. Então trouxemos assuntos que estão sendo discutidos no mundo, no estado e no país, buscando melhorias e o que pode ser feito para aliviar o estresse da profissão que envolve esses profissionais, afinal, temos que estar bem para atendermos o paciente e esse é o objetivo principal. Esperamos que eles saiam daqui mais sensibilizados, mais motivados e que lutem por seus direitos, pois a nossa classe precisa muito de apoio”, declarou. A diretora do Senac Brusque, Ana Cristina Heil Belli também esteve na abertura do evento e destacou a importância da união das entidades para a formação continuada dos profissionais, por meio da Jornada. “É uma oportunidade de estarmos com os nossos parceiros, sendo um diferencial, atualizando os profissionais sobre informações da área, para nossos professores e alunos. É um momento e parceria muito importante para nós, que apostamos e apoiamos muito nesse evento”, comentou. De acordo com ela, o curso técnico de enfermagem, foi o primeiro curso técnico do Senac Brusque, sendo a parceria tanto com a unidade hospitalar como com a Secrearia de Saúde, fundamental para a consolidação da capacitação técnica. “São nossos grandes parceiros nesse curso e sem eles não teríamos condições de realizá-lo, por conta do campo de estágio. E em relação a outras regiões do estado, percebemos que aqui temos uma realidade diferenciada, pois o Hospital Azambuja traz muita experiência e sustentação que damos aos nossos alunos”, complementou. A 3ª edição da Jornada de Enfermagem está prevista para o segundo semestre de 2020.

Com informações da Rádio Cidade

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...