Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-SC realiza Etapa Estadual da Conferência do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem


08.10.2025

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realiza nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), em Florianópolis, a Etapa Estadual da Conferência do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – CEPE 2025, reunindo cerca de 220 profissionais de enfermagem de todas as regiões do estado. O evento integra o processo nacional de revisão do Código de Ética, coordenado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e representa um marco de diálogo e construção coletiva para a categoria.

A conferência estadual consolida o trabalho iniciado ao longo de 2025, quando o Coren-SC percorreu as sete regiões do estado — Sul, Florianópolis, Meio-Oeste, Oeste, Serra, Norte e Vale do Itajaí — promovendo conferências regionais que reuniram mais de mil profissionais. Nessas etapas, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem apresentaram propostas e discutiram temas fundamentais para o exercício ético da profissão.

Durante a abertura oficial, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a importância do momento para a enfermagem catarinense e nacional.

“Hoje, vemos casos inúmeros casos assustadores de episódios no exercício profissional. Precisamos conhecer melhor nosso Código de Ética. Esse Código é nosso, nós o estamos construindo. Esse é um momento fundamental para o futuro da nossa Enfermagem”, disse.

Também compuseram a mesa de abertura o Conselheiro Federal do Cofen, João Batista de Lima; o Presidente do SindSaúde/SC, Nereu Sandro Espezzim; a Diretora de Educação da ABEn-SC, Helen Bruggmann Bunn Schimitt; a representante dos Enfermeiros, Enfermeira Solange Abrocesi, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc Joinville; e a representante dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Técnica de Enfermagem Neila Gregório, da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.

Solange Abrocesi elogiou a metodologia da Conferência, agradeceu o Coren-SC por proporcionar momentos tão ricos e importantes para a categoria. Diretora da Aben/SC, Hellen Bruggemann Schmitt também corroborou a fala de Solange:

Helen corroborou muito com a Solange e pediu pras pessoas levarem as discussões pros seus lugares de trabalho e colocou a ABEN a disposição da Enfermagem catarinense:

“Que cada profissional aqui presente leve essas discussões para seus locais de trabalho, para que a ética esteja viva no dia a dia da enfermagem. A ABEn-SC se coloca à disposição para seguir contribuindo com esse processo de construção coletiva”, afirmou Helen.

Deputado estadual Marquito (PSOL), comemorou o esforço da discussão coletiva:

“Em nome da Assembleia Legislativa, afirmo que temos muito interesse no resultado dos debates aqui realizados. Uma discussão plural, democrática e coletiva. Conversei com a Presidente Maristela, e hoje mesmo farei o requerimento para realizarmos em 2026 uma Audiência Pública para debater políticas públicas que combatam a violência enfrentada pelos profissionais de Enfermagem”, disse.

A solenidade também contou com a presença da Conselheira Federal do Cofen, Helga Regina Bresciani, e de diversos conselheiros do Coren-SC, que acompanharam as discussões e os encaminhamentos desta etapa.

Programação do evento

Após a cerimônia de abertura e a leitura do regulamento, os participantes acompanharam a conferência de abertura ministrada pela Enfermeira Flávia Ramos, doutora em Filosofia da Enfermagem (UFSC) e pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, que trouxe reflexões sobre ética, autonomia e o papel transformador da enfermagem na sociedade.

Em seguida, os delegados e observadores foram divididos em grupos de trabalho para discutir propostas referentes aos cinco eixos temáticos centrais da revisão do Código de Ética:

  • Preâmbulo e Princípios Fundamentais;
  • Direitos;
  • Deveres;
  • Proibições;
  • Infrações e Penalidades.

Além disso, temas transversais como relações profissionais, sigilo, ensino, pesquisa e publicidade também integraram as discussões.

No segundo dia (9), após os debates e aprovações das propostas, realizados em diferentes grupos, os delegados presentes participam da Plenária Final, comandada pelas conselheiras Ana Hoffmann e Silvana Benedet. Antes disso, as integrantes da Comissão de Relatoria finalizam os relatórios elaborados por cada grupo.

Após o almoço, a Plenária Final seguirá até a votação de todas as propostas e moções, e os delegados serão eleitos para a etapa da Nacional da Conferência do CEPE, promovida pelo Cofen em 2026.

Com representatividade paritária entre enfermeiros e profissionais de nível médio, a Etapa Estadual do CEPE 2025 reafirma o compromisso do Coren-SC com uma enfermagem ética, participativa e alinhada aos desafios contemporâneos. As propostas aprovadas seguirão agora para a etapa nacional, onde contribuirão para a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, documento que norteia a prática profissional em todo o país.

Fortalecer o nosso Código de Ética é fortalecer a própria essência da enfermagem: o cuidado, o compromisso e o respeito com a vida”, destacou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

EtapaCidadeData
Conferência Regional SulCriciúma03/07/2025
Conferência Regional FlorianópolisSão José09/07/2025
Conferência Regional Meio-OesteJoaçaba17/07/2025
Conferência Regional OesteChapecó31/07/2025
Conferência Regional SerraLages20/08/2025
Conferência Regional NorteJoinville01/09/2025
Conferência Regional Vale do ItajaíBlumenau03/09/2025
Conferência EstadualFlorianópolis08 e 09/10/2025

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...