Coren/SC faz Oficina de Dimensionamento de Pessoal para profissionais de Enfermagem da Associação dos Municípios do Entre Rios, no Oeste Catarinense


18.06.2015

Conhecedora da importância do cálculo de dimensionamento de pessoal para a assistência de Enfermagem, a Presidente do Colegiado de Enfermeiros da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), a Enfermeira Mara Muller convidou as Enfermeiras Fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) – Subseção Chapecó para ministrar Oficina sobre o assunto.

Mara, que é Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel da Boa Vista, já havia participado da Oficina coordenada pelas Enfermeiras Fiscais do Coren/SC e conta que utilizou o cálculo como instrumento de negociação para ampliar o quadro profissional de Enfermagem no município. “Ao realizar o cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem para a instituição, conforme Resolução Cofen nº 293/2014, identificamos a necessidade de ampliar o quadro e aos poucos o município está avançando”, detalhou.

Nesta perspectiva, participaram da Oficina realizada em Maravilha 35 Enfermeiros dos 17 municípios da Associação. “Foi uma atividade muito produtiva, que certamente fortalecerá o nosso trabalho”, ponderou Mara.

A Oficina, ministrada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), aborda aspectos legais para o cálculo do dimensionamento de pessoal e executa em conjunto e depois em grupos exercícios simulados para execução de dimensionamento em instituições de saúde fictícias. “O dimensionamento adequado de pessoal de Enfermagem é fator fundamental para que os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem possam desenvolver assistência com qualidade e segurança ao usuário. Para o gestor/gerente de Enfermagem, mostra-se essencial para o planejamento, programação e priorização das ações de saúde a serem desenvolvidas”, frisou a Enfermeira Fiscal do Coren/SC – Subseção Chapecó Angela Toqueto.

Sobre a Amerios
A Amerios abrange 17 municípios situados entre o Rio das Antas e o Rio Chapecó, no Oeste Catarinense, são eles: Bom Jesus do Oeste, Caibi, Campo Erê, Cunha Porã, Cunhataí, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Palmitos, Riqueza, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Saudades e Tigrinhos. Esses municípios somam mais de 107 mil habitantes em 2.850 km².

IMG_0209

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...