Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em Criciúma, Coren-SC inicia Conferências Regionais que debatem atualização do Código de Ética da Enfermagem

Cerca de 150 pessoas participam da primeira das oito etapas que percorrerão o estado de Santa Catarina para discutir o tema com profissionais

03.07.2025

Teve início nesta quinta-feira (3), em Criciúma, a 1ª etapa das Conferências Regionais organizadas pelo Coren-SC para debater a atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). O encontro, que acontece no auditório da Unesc, reúne cerca de 150 participantes entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e lideranças da enfermagem da região.

O projeto faz parte da II Conferência Nacional de Enfermagem (CONEENF), uma iniciativa do Cofen que irá percorrer todas as regiões do Brasil, garantindo ampla participação da categoria no processo de revisão do Código de Ética. O objetivo é construir um documento atualizado, que reflita as necessidades atuais da profissão e os desafios do cuidado em saúde. A mesa de abertura foi composta por:

  • Maristela Azevedo, Presidente do Coren-SC;
  • Gisele Coelho Lopes, Reitora da Unesc;
  • Gelson Luiz da Albuquerque; membro da Comissão do CONEENF;
  • Hugo Nascimento, presidente do CAENF;
  • Lucas Côrrea Pires, representante dos Enfermeiros;
  • Márcio Gonçalves.

Estão presentes nesta etapa representantes do Coren-SC, como a presidente Maristela Azevedo, os conselheiros Euclides da Cunha, Mira Dagostin, Eliane Goulart e Silvia Machado, além das enfermeiras Tania Rebelo e Helen Bruggemann Schmitt, que integram a Comissão de Ética do Coren-SC. Também participam profissionais da região, professores e outras lideranças locais.

Na abertura do evento, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a importância da participação dos profissionais no processo:

“Este é um momento histórico para a enfermagem brasileira. A atualização do Código de Ética precisa ser feita com a escuta ativa de quem vive o cuidado diariamente. Nosso compromisso é garantir que esse novo documento represente a realidade do exercício profissional em todos os contextos de atuação.”

A reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, também reforçou o papel da universidade como espaço de diálogo:

“É uma honra para a Unesc sediar um encontro tão relevante para o fortalecimento da ética e da cidadania na enfermagem. A formação crítica e comprometida passa, necessariamente, por momentos como este, de construção coletiva e democrática.”

A presidente Maristela e a enfermeira Tania Rebelo conduziram a leitura do regulamento da conferência, que foi aprovado por unanimidade pelos presentes.

Em seguida, o integrante da CONEENF Gelson Luiz de Albuquerque realizou a conferência de abertura, apresentando o contexto histórico e legal que embasa a revisão do Código de Ética, além dos eixos temáticos que orientam os debates. Em sua fala, ressaltou a importância da autonomia profissional com responsabilidade, a centralidade do cuidado com dignidade e a valorização das condições de trabalho como pilares da nova proposta.

“Estamos diante de um marco na história da enfermagem. A ética que defendemos é aquela que protege o profissional e quem recebe o cuidado, com segurança, equidade e respeito”, afirmou Gelson.

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir propostas de alteração do CEPE, baseadas em cinco eixos temáticos: direitos fundamentais, participação político-profissional, formação e inovação, autonomia e condições de trabalho, e valorização profissional.

Ao final da conferência, foram eleitos 30 delegados que irão representar a região Sul na etapa estadual: 13 enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem e 4 estudantes. Também foram aprovadas 25 propostas, sendo cinco para cada eixo temático.

A II CONEENF será realizada em diversas fases, começando pelas discussões internas e consulta pública, passando pelas conferências estaduais e oficinas regionais, até culminar na Conferência Nacional, prevista para março de 2026.

Confira o calendário das próximas etapas em Santa Catarina:

  • Florianópolis (Região Grande Florianópolis) – São José, 09/07/2025
  • Meio-Oeste – Joaçaba, 17/07/2025
  • Oeste – Chapecó, 31/07/2025
  • Serra – Lages, 20/08/2025
  • Norte – Joinville, 01/09/2025
  • Vale do Itajaí – Blumenau, 03/09/2025
  • Conferência Estadual – Florianópolis, 08 e 09/10/2025

A participação de todos os segmentos da enfermagem é fundamental para garantir que o novo Código de Ética represente de forma legítima os valores, as necessidades e as aspirações da profissão em Santa Catarina e em todo o país. Profissionais interessados devem procurar o Enfermeiro Responsável Técnico de sua instituição ou município para saber como participar das próximas etapas.

Confira as fotos do encontro

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...