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Enfermeira e professora da UFSC recebe homenagem na Alesc na sessão que celebrou 100 anos de nascimento de Paulo Freire


29.10.2021

Os ensinamentos de Paulo Freire foram destacados durante sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira (28), em homenagem aos 100 anos de nascimento do patrono da educação brasileira. Representantes de entidades e instituições educacionais e estudantis, além de movimentos sociais, participaram da solenidade, realizada no Plenário Deputado Osni Régis.

A homenagem foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT), que presidiu a sessão. Ela destacou Paulo Freire como uma das maiores personalidades de pedagogia internacional, com reconhecimento em universidades de renome como Havard, Cambridge e Oxford.

“Apesar disso, ele tem sofrido questionamento. A maioria apenas leu a capa de seus livros e apenas reproduz falas preconceituosas. Respondemos essas contestações com esse ato político”, afirmou Luciane. “Freire deve ser lembrado pelas contribuições não apenas a professores, mas a todos e todas, como sujeitos que podem atuar em todas as áreas, pois o que ele inspira é a mudança no jeito de olhar o mundo.”

A deputada destacou alguns conceitos clássicos da obra de Freire, como a amorosidade e o esperançar, além do compromisso do homenageado com o combate às desigualdades. “Estamos fazendo história, estamos mantendo viva a história, sonhando sonhos coletivos, que desejamos sigam vivos nos próximos 100 anos”, finalizou.

Neste sentido, reconhecendo o trabalho desenvolvido com o referencial teórico metodológico de Paulo Freire a professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, Ivonete T.S.B. Heidemann, foi homenageada com a experiência e práticas freireanas e recebeu a honraria em nome do Centro de Ciências de Saúde da Universidade.

Ivonete vem trabalhando com o referencial teórico metodológico de Paulo Freire no Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde – LAPEPS vinculado ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem /Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Este grupo busca desenvolver ações de promoção da saúde articulado aos determinantes sociais com objetivo de promover transformações na vida de populações mediadas pelo Itinerário de Paulo Freire.

A experiência com o Itinerário de Pesquisa Freireano tem possibilitado desenvolver pesquisas, orientar monografias, dissertações e teses em Círculos de Cultura em diversos cenários da atenção primária a saúde, comunidade, escolas, consultórios, hospital e diferentes populações (mulheres, mães, professores, homens, conselheiros, lésbicas, profissionais e tantos outros)

São desenvolvidos disciplinas na Graduação e Pós Graduação de Enfermagem acerca dos Fundamentos Teóricos e filosóficos do pensamento de Paulo Freire: Itinerário de Pesquisa e prática, suas correntes filosóficas e os filósofos que fundamentaram a obra de Paulo Freire; as bases conceituais do pensamento do educador; as concepções teóricas, filosóficas, políticas e metodológicas freirianas e as contribuições para a área da saúde e da enfermagem.

Tem sido desenvolvido a Tenda Paulo Freire e Trilha Paulo Freire em eventos internacionais da saúde e enfermagem com Círculos de Cultura Freireano. Além disso, estas experiências tem impulsionado a publicação de artigos e livro com Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire na área da saúde.

 

DEPOIMENTOS

O professor da Unochapecó Ivo Dickmann se manifestou em nome dos quase 15 homenageados da noite. Para ele, em função dos ataques a Paulo Freire, a obra do patrono da educação tem sido relida e redescoberta. Por isso, uma das maiores contribuições é a reinvenção desse legado.

Ele destacou que Freire sempre se aproximou das questões mais emergentes do Brasil de seu tempo, num compromisso com questões sociais como a causa indígena, a reforma agrária, as mulheres, a saúde pública e principalmente da formação de professores, entre outras.

“Freire se transformou num cidadão do mundo, um educador sem fronteiras, um clássico da educação”, afirmou. “Podemos ser contra ou a favor dele, mas todos que trabalham com a educação têm que passar por ele.”

Manifestações
Mauricio Pereira, secretário de Educação de Florianópolis e representante da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime-SC), destacou que Paulo Freire é reconhecido no mundo inteiro como grande educador e grande transformador. “Talvez a realidade da educação brasileira seria outra, se ele fosse reconhecido por todos.”

Beatriz Andrade, representante do Poder Executivo na sessão especial, afirmou que Freire “dedicou a vida a fazer educação, a pensar educação, a escrever educação e a educar com amorosidade.”

Não faltaram críticas à realidade do país durante a sessão especial desta quinta. Os participantes destacaram o papel que a obra de Paulo Freire tem no enfrentamento de questões nacionais.

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) afirmou que o legado de Paulo Freire é importante para o enfrentamento dos desafios do país. “A atualidade de Paulo Freire é a realidade vivida neste momento histórico, que nos provoca e nos empurra a dizer: ‘Paulo Freire, nos ilumine com tanto obscurantismo’”, disse. “Mas tudo isso vai passar porque ele está sendo relido e resignificado.”

Coordenadora do Fórum Estadual Popular da Educação, Rita Pacheco Gonçalves também criticou o que classificou como desrespeito à vida, à ciência, aos professores, à escola, à universidade pública. “Que Paulo Freire nos inspire e nos impulsione. Ele vive em nós e nas marchas que o povo brasileiro está fazendo e vai fazer até que a gente supere esse momento obscuro da história pelo qual estamos passando.”

O reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Junior, afirmou que a comemoração dos 100 anos também deve servir para uma reflexão sobre a educação brasileira e sobre a intervenção do governo federal nas universidades e instituições de ensino federais. “É um momento de indignação”, disse.

Para o coordenador estadual do Sinte, Luiz Carlos Vieira, a melhor homenagem a Paulo Freire é a manutenção das lutas, das marchas, dos movimentos sociais que ele sempre defendeu. “Cada palavra que falamos é muito pequena diante daquilo que Paulo Freire podia escrever”, disse. “A esperança não vai morrer entre nós. O Brasil merece dignidade, não pessoas que estão hoje negando tudo, pisando, oprimindo, perseguindo e mentindo. Tudo passa e isso vai passar.”

Reinaldo Fleuri, do Instituto Paulo Freire, afirmou que o patrono da educação “nos incita a ser radicais, não sectários, enraizado nos nossos princípios de vida, nos legados ancestrais de amorosidade, de relacionidade, de compromisso com a vida. Ele nos diria: precisamos ser radicais nessa busca de viver em plenitude, de conviver em plenitude e de gerar vida em plenitude, particularmente no campo da educação

Também participou da homenagem a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina Fernandes.alesc homenagem Paulo Freire

Homenageados

  • Instituto Paulo Freire
  • Coletivo Paulo Freire
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação Docente (Nape) – Udesc
  • Laboratório de Educação e Infância (Laborei) – Udesc
  • Escola de Ensino Médio Paulo Freire (Abelardo Luz)
  • Escola Construindo Caminhos (Dionísio Cerqueira)
  • Cátedra Paulo Freire – Unochapecó
  • Programa de Promoção à Saúde da UFFS
  • Obra “A atualidade das ideias de Paulo Freire”
  • Fórum Catarinense Reinventando Paulo Freire – UFFS
  • Programa de Extensão Território Paulo Freire
  • Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Laguna
  • Centro de Ciência da Educação da UFFS
  • Vitral Latino-americano de Educação Física, Esporte e Saúde – UFSC
  • Centro de Ciências da Saúde da UFSC
  • Seminário Estadual Paulo Freire e a Educação do Campo
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