Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, realiza Arraiá da Ética de Enfermagem

Nos dias 23, 24 e 25 deste mês, a Comissão realizou atividades lúdicas e criativas, ligadas à Festa Julina, que abordavam o compromisso ético do Profissonal a partir do Código de Ética do Profissional de Enfermagem (CEPE)

31.07.2025

Em Joinville, a Comissão de Ética (CEE) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS) aproveitou as comemorações de julho para debater o Código de Ética do Profissional de Enfermagem (CEPE) entre os 260 Profissionais de Enfermagem da instituição.

Nos dias 23, 24 e 25 deste mês, a Comissão realizou atividades lúdicas e criativas, ligadas à Festa Julina, que abordavam o compromisso ético do Profissonal a partir do CEPE. No Brasil, todo Profissional de Enfermagem deve seguir o CEPE, Código de Ética que estabelece as diretrizes, normas e responsabilidades dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem.

O dever da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) é orientar os profissionais sobre as normas e seu cumprimento, divulgar as atualizações sobre o Código e promover espaços de reflexão e melhora dos profissionais. O Presidente da CEE, Gabriel Luckmann, defende que a CEE estimula a integridade entre os Profissionais.

“As ações foram desenvolvidas pelos membros da Comissão, que se revezaram para interagir com cada um dos 260 profissionais do nosso hospital e explicar sobre a necessidade de termos um CEPE orientativo e não punitivo”, explica Gabriel.

A ação também envolveu a divulgação de um flyer ilustrativo das atividades e um folder orientando sobre a função do CEE e a forma correta de realizar uma denúncia no ambiente hospitalar.

Nosso ‘Arraiá da Ética de Enfermagem’ desfilou pelos corredores e setores do hospital levando muita alegria e informação. Teve Padre, Noiva, Noivo e Caipiras ao som de músicas típicas da época. Fogo na punição e chuva de alegria na conscientização individual das nossas funções profissionais!”, se alegra ao contar Josué da Silva Laurentino, membro titular da CEE.

“Essa foi a forma que a equipe encontrou de gerar reflexão, deixando claro que diante de uma denúncia ética teremos que agir dentro dos regramentos da nossa profissão. Nossa meta, porém, é levar uma ação educativa, que incentive a consciência de nossos deveres e assim elimine ou minimize o número de denúncias em nosso hospital”, acrescentou Josué.

Danuse Legal Sedrez, Secretária do CEE, especifica uma das atividades que exigiram reflexão dos Profissionais. Elaboramos o ‘Livro Ético’, uma metáfora que vem de encontro a cada um de nós, que somos semelhantes a um livro na terra, onde cada um escreve a sua própria história, que será lida por nossos pares através de nossas ações“, relata.

Véspera da Conferência Regional do CEPE

O cronograma de atividades realizado pela CEE do Hospital prepara os profissionais para a Etapa Norte da Conferência Regional do CEPE, que acontecerá em Joinville no dia 1° de setembro.

O evento tem como objetivo promover o debate democrático em torno da atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), ouvindo as diferentes realidades e desafios vividos pelos profissionais em todo o país. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e passará por todas as regiões do Brasil até culminar na etapa nacional, prevista para março de 2026.

Confira os registros do Arraía de Ética da Enfermagem:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...