Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS) Promove Reflexão sobre Consciência Negra com Apresentação Cultural


28.11.2025

No dia 11 de novembro de 2025, a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS) realizou uma importante ação em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro. A iniciativa teve como objetivo central promover a reflexão sobre a temática e celebrar a diversidade cultural entre os profissionais da instituição, pacientes e acompanhantes.

Para enriquecer o evento, a comissão convidou o grupo Afoxé Omilode. O nome do grupo carrega um profundo significado em dialeto africano, expressando sua essência cultural e espiritual:

  • Afo: Mensagem
  • Xe: Positividade de energia
  • Omi: Água
  • Lode: Dos primórdios do oceano da casa de Yemanjá, onde tudo começou segundo a cultura Africana.

A apresentação do Afoxé Omilode foi fundamental para demonstrar e valorizar a rica diversidade cultural presente na sociedade, reforçando o compromisso do HRHDS com a inclusão e a valorização da herança afro-brasileira. A apresentação do grupo foi um momento de forte conexão com a memória e a ancestralidade, dialogando diretamente com o propósito do evento de estimular a reflexão e a valorização da diversidade presente na instituição.

O impacto da data também foi ressaltado nas palavras de Josué Laurentino, membro da CEE, que reforçou a importância do resgate histórico como ferramenta de transformação social: O resgate da nossa história ou de qualquer povo é a forma que temos não de nos vitimizar, e sim de continuar a nossa luta por direitos. A educação é a chave para nos libertar da pior prisão que é a ignorância, e somente ela nos levará ao destino que merecemos — não pelo fato da cor da pele, mas pela qualificação que buscamos.”

Em continuidade, ele celebrou a resistência e a luta coletiva, trazendo uma mensagem de união e consciência social: “Viva a luta de todos por direitos e liberdade, que possamos exercitar a consciência coletiva nessa diversidade cultural a qual estamos inseridos.”

A fala ecoou o sentimento central do evento: reconhecer o passado, fortalecer o presente e inspirar futuros mais inclusivos, alinhados ao compromisso do HRHDS com a promoção da equidade, do respeito e da valorização da herança cultural afro-brasileira.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...