Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota oficial: Coren-SC se posiciona sobre o caso das vacinas no Hospital de Canoinhas


17.07.2025

Nota Coren-SC sobre o caso das vacinas no Hospital de Canoinhas:

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) tomou conhecimento, por meio da imprensa, do caso ocorrido em um hospital de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense, onde 11 recém-nascidos teriam recebido, por engano, uma dose de soro antibotrópico no lugar da vacina contra hepatite B.

Assim que a situação veio a público, a equipe de Fiscalização do Coren-SC foi prontamente acionada e designada para apurar os fatos e verificar as circunstâncias que envolveram o ocorrido. A apuração seguirá todos os trâmites legais e éticos previstos.

O exercício profissional da enfermagem é regido pelo Código de Ética da Enfermagem, que orienta e estabelece condutas baseadas na responsabilidade, competência, atenção e segurança no atendimento à população. Em casos de possível desvio de conduta, seja por imperícia, imprudência ou negligência, o profissional está sujeito à instauração de processo ético-disciplinar, com direito à ampla defesa e ao contraditório.

O Coren-SC reforça ainda a importância da adoção rigorosa das boas práticas na administração de vacinas e medicamentos, como a verificação criteriosa do insumo, conferência da prescrição, rotulagem correta e atenção redobrada durante todo o processo de preparo e aplicação. A segurança do paciente deve sempre ser a prioridade no exercício da enfermagem.

Reiteramos nosso compromisso com a ética, a transparência e a qualidade da assistência de enfermagem prestada à população catarinense. O caso segue sob apuração.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...