Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Dúvidas Frequentes: Os técnicos e/ou auxiliares de Enfermagem podem realizar troca do produto da alimentação nasoenteral? Estou com duvida, antes de passar esta função para o técnico de Enfermagem?


06.02.2017

Ante ao exposto, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, entende de acordo com os documentos pesquisados e as legislações que regulamentam a atuação dos profissionais de Enfermagem, que, enfermeiros e técnicos de Enfermagem podem colocar ou trocar alimentação nasoenteral, sendo a inserção da Sonda atividade privativa do enfermeiro, dentro da equipe de Enfermagem e, que estes procedimentos fazem parte do processo de Enfermagem envolvendo desde o preparo para a administração e troca até os cuidados após a retirada, logo, define-se como atribuição de enfermeiros e técnicos de Enfermagem sob a supervisão do enfermeiro a troca do produto da alimentação nasoenteral quando devidamente capacitados.
Todas as ações descritas devem ser fomentadas pela elaboração efetiva da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) prevista na Resolução COFEN nº 358/2009, e subsidiada pela elaboração de protocolos institucionais, que padronizem os cuidados prestados e os profissionais responsáveis.

Caso você deseje a fundamentação desta resposta clique aqui.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...