Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Piso Salarial teve 12 pedidos de votação na Câmara dos Deputados


17.03.2022

Piso Salarial teve 12 pedidos de votação na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei (PL) que cria o Piso Salarial da Enfermagem brasileira tem recebido cada vez mais apoios formais em sua tramitação na Câmara dos Deputados. Até esta quinta-feira (17), 12 requerimentos pediam sua inclusão na Ordem do Dia e um que fosse levado ao plenário.

Cofen integrou mobilização pelo Piso Salarial, coordenada pelo Fórum Nacional de Enfermagem no 8 de Março

O PL 2564/2020 do Senado prevê piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras. “Os valores aprovados são fruto de ampla pactuação e já consideram a realidade orçamentária dos diversos entes afetados”, ressalta a presidente do Cofen, Betânia Santos. O momento político é favorável à categoria, que ganhou destaque mundial por ser protagonista na linha de frente de combate à pandemia de covid-19.

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Gelson Albuquerque tem ido à Brasília e defende a aprovação do Projeto de Lei o quanto antes:

— O Coren Santa Catarina não tem medido esforços para que o Projeto de Lei vá a votação e seja aprovado. Essa é a melhor maneira de reconhecer e valorizar esses profissionais que tanto fazem pela nosa sociedade, especialmente nos últimos anos — explica.

Uma reunião de líderes nesta quinta pode definir a inclusão da matéria entre os temas da Ordem do Dia da semana que vem. Protocolaram pedidos de inclusão na Ordem do Dia os deputados Felipe Carreras (PSB/PE), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Emanuel Pinheiro Neto (PTB/MT), Delegado Antônio Furtado (UNIÃO/RJ), Aline Gurgel (REPUBLICANOS/AP), Dr. Leonardo (SOLIDARI/MT), João Marcelo Souza (MDB/MA), Chico D’Angelo (PDT/RJ), Walter Alves (MDB/RN), Hildo Rocha (MDB/MA), Marx Beltrão (PSD/AL) e Natália Bonavides (PT/RN). Em nome da liderança da minoria, o deputado Alencar Santana Braga (PT/SP) apresentou requerimento para levar a matéria ao plenário.

Trajetória do projeto – O projeto 2564/20 foi aprovado no Senado por unanimidade, após diversas audiências públicas e discussões. Desde o fim do ano passado tramita na Câmara dos Deputados, onde foi criado um grupo de trabalho para definir o custo de sua implementação. Após serem ouvidos diversos setores, ficou estimado em R$ 16 bilhões seu impacto anual. Atualmente o PL está na Mesa Diretora aguardando ser pautado.

Texto: Ascom – Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...