Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo faz fala histórica na Câmara dos Deputados, em Brasília


14.05.2025

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo representou todos os Conselhos Regionais de Enfermagem brasileiros em fala na Câmara dos Deputados

Na manhã desta quarta-feira (14), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC), Maristela Azevedo, participou da sessão solene da Câmara dos Deputados, em Brasília, em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. A sessão reuniu parlamentares, representantes de entidades da enfermagem e profissionais de todo o país em um momento simbólico de reconhecimento e luta por avanços para a categoria.

Em uma fala breve, mas extremamente marcante, Maristela dirigiu-se especialmente às enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem presentes no plenário, destacando a realidade enfrentada diariamente por essas profissionais que, além da carga laboral formal, acumulam responsabilidades em casa e em outros vínculos empregatícios.

“Nós, enquanto mulheres, temos uma jornada ainda maior. Considero que a aprovação da PEC 19 é mais do que urgente. Esse tema da Semana da Enfermagem – Saúde Mental – vem nos trazendo relatos apavorantes do dia a dia do nosso profissional, então eu peço aos Deputados que olhem para esta categoria, aprovem a PEC e valorizem a Enfermagem brasileira”, afirmou a presidente.

A PEC 19/2024, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe mudanças importantes relacionadas aos direitos da categoria, incluindo a aposentadoria especial e melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da enfermagem.

Maristela também destacou que milhares de profissionais da enfermagem no Brasil enfrentam duplas e até triplas jornadas de trabalho para garantir o sustento de suas famílias, muitas vezes atuando em contextos de alta pressão, com sobrecarga emocional e física.

Presidente do Cofen, Manoel Neri discursa na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A presença da presidente do Coren-SC na tribuna do Parlamento Federal reforça o papel ativo da entidade na defesa intransigente da valorização da profissão em âmbito nacional. A participação em um momento simbólico como este, no centro das decisões políticas do país, representa também o reconhecimento da luta histórica da enfermagem por condições dignas de trabalho, respeito, visibilidade e políticas públicas que promovam saúde mental e qualidade de vida para quem cuida do Brasil todos os dias.

Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri também saudou a Enfermagem brasileira, e ressaltou mais uma vez a importância da aprovação da PEC 19, que liga o Piso da Enfermagem à carga horária de 30h semanais:

“Recentemente, através da pesquisa da demografia da Enfermagem no Brasil, verifica-se um aumento dos profissionais de Enfermagem “pejotizados“. Cerca de 17% dos Profissionais de Enfermagem brasileiros trabalham como Pessoa Jurídica. A precarização do trabalho se acentua após a aprovação do Piso Salarial. A maioria dos Municípios e dos Estados não incluíram esse complemento no salário base dos profissionais. Isso projeto uma situação dramática para a nossa Enfermagem”, comentou.

Assista ao momento de fala da Presidente Maristela Azevedo, na íntegra:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...