Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Profissionais de Enfermagem lotam auditório em Jaraguá do Sul em Audiência Pública que debate o combate à violência contra profissionais de Enfermagem

Cerca de 150 profissionais puderam debater sobre índices alarmantes de violência contra trabalhadores da Enfermagem em Santa Catarina

02.09.2025

Conselheira Denise Thum liderou a Audiência Pública realizada em Jaraguá do Sul

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) promoveu, nesta terça-feira (02/09), em Jaraguá do Sul, a Audiência Pública “Em defesa de quem cuida: pelo fim da violência contra a Enfermagem”, realizada no auditório da Faculdade Estácio. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais de Enfermagem, acadêmicos, gestores da saúde, sindicatos, autoridades políticas e a comunidade em geral.

O encontro teve como objetivo discutir os alarmantes índices de violência contra trabalhadores da saúde em Santa Catarina e construir, de forma coletiva, estratégias de prevenção, proteção e enfrentamento. De acordo com dados divulgados pela NSC TV, somente em 2024 foram registrados 386 boletins de ocorrência de agressões a profissionais da saúde no estado – mais de um caso por dia. Santa Catarina ocupa a quarta colocação nacional nesse ranking preocupante.

A audiência foi conduzida pela conselheira Denise Thum e contou com a presença da presidente do Coren-SC, Maristela Assumpção de Azevedo, e da conselheira federal do Cofen, Helga Bresciani. Também integraram a mesa representantes de sindicatos, gestores hospitalares e autoridades municipais. Compuseram a mesa as autoridades:

  • Enfª Maristela Assumpção de Azevedo – Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina.
  • Enfª Helga Bresciani – Conselheira Federal do Cofen
  • Enfermeira Denise Thum – Conselheira Coren-SC.
  • Luciana Guimarães Oppa – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região – SINSEP.
  • Lorival Pisetta – Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços da Saúde de Joinville e Região.
  • Vereador Fernando Alflen – Coordenador da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.
  • Enfª Milena de Lima Machado – Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul.
  • Enfº Renan Sagrilo – Gerente assistencial do Hospital São José de Jaraguá do Sul.
  • Enfº Leandro Célio Cardoso – Representando a Gerência do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt
  • Enfermeira Paolla Ruthes de Souza – Representando a Gerência de Enfermagem do Hospital Jaraguá.

    Durante as falas de abertura, a presidente do Coren-SC destacou que a violência contra a Enfermagem não pode ser naturalizada:

    “Cuidar exige coragem, mas também exige condições dignas. A violência não pode ser parte do cotidiano de quem tem como missão salvar vidas. Temos que trabalhar em conjunto para elaborar ações concretas em defesa da categoria.”, comentou.

    Participação popular

    Após as falas das autoridades, o público presente teve espaço para se manifestar. Profissionais da rede hospitalar e da atenção primária relataram experiências, compartilharam denúncias e sugeriram medidas de enfrentamento, reforçando a necessidade de apoio institucional e políticas públicas efetivas.

    Documento e manifesto

    Ao longo da audiência, os fiscais do Coren-SC – Alex Junio, Deyse Bertotti e Charles Carvalho de Souza – sistematizaram as falas em um documento de orientações voltado aos profissionais de Enfermagem sobre como agir em situações de violência. O material será amplamente divulgado em meios de comunicação e encaminhado aos profissionais de todo o estado.

    Além disso, foi elaborado o Manifesto Público “Em Defesa de Quem Cuida”, assinado pelas autoridades presentes, reafirmando a luta da Enfermagem catarinense contra todas as formas de violência e pela valorização da profissão.

    📢 A violência contra a Enfermagem não será silenciada. O Coren-SC segue firme ao lado dos profissionais, em busca de respeito, dignidade e segurança para quem dedica a vida ao cuidado da população.

    Confira mais fotos da Audiência Pública:

    Compartilhe

    Outros Artigos

    Receba nossas novidades! Cadastre-se.


    Fale Conosco

     

    Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

    Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

    0800 048 9091


    Horário de atendimento ao público

    De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

    Loading...