Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

SAMU empossa Comissão de Ética de Enfermagem


14.11.2023

Tomaram posse no dia 10 de novembro os membros da Comissão de Ética em Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em Florianópolis. Representaram o Coren-SC a Presidente Maristela Azevedo, e a enfermeira Julia Boell, que compõe a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC. Foram empossados os seguintes membros:

Efetivos:

  • Fabíola Fortunato – Enfermeira
  • Helton Patrick John – Enfermeiro
  • Paulo Vasconcelos – Enfermeiro
  • Patrícia dos Santos – Enfermeira

Suplentes:

  • Sayonara dos Santos – Enfermeira
  • Natalia Hegre Gonzales – Enfermeira
  • Marina Alves – Enfermeira

Fabíola assumiu como Presidente da CEE, e Helton John será o secretário. A CEE desenvolverá suas atividades no período de 10 de novembro de 2023 a 9 de outubro de 2026.

Comissão de Ética de Enfermagem do SAMU foi empossada no último dia 10 de novembro

O SAMU presta atendimento de saúde e conta com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. O serviço prestado ocorre no menor tempo-resposta possível – com a garantia do acesso do paciente à Unidade de Saúde mais adequada.

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico 192, quando são dadas as orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita e funciona durante 24 horas, todos os dias da semana, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre os pacientes e sua localização.

As situações de urgência atendidas pelo SAMU são casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.

 COMO FUNCIONA O SAMU

  • Após ligar para o 192, a ligação será atendida por um técnico da Central de Regulação de Urgência – CRU, e ele solicitará informações obrigatórias como: nome, idade do paciente, endereço completo ou ponto de referência e o motivo da ligação;
  • O usuário que ligar ao 192 deve fornecer as informações solicitadas pelo técnico da Central de Urgência e aguardar na linha as orientações. A partir desse momento, o usuário já está sendo atendido pelo SAMU, independentemente do envio da ambulância ou não;
  • A ligação, conforme o motivo da ligação, é transferida para o médico regulador, que avalia as informações passadas pelo solicitante e, quando possível, conversa diretamente com o paciente. De acordo com a gravidade do caso, o médico define as ações a serem tomadas, que poderão ser orientações ou o envio de uma ambulância, conforme a ordem de prioridade baseada na gravidade dos pacientes que acionam o SAMU
  • Quando houver a necessidade de envio de uma ambulância até o local, o rádio operador é o profissional que localiza a unidade móvel mais próxima ao endereço do paciente e repassa às equipes todas as informações sobre o atendimento. A prioridade é prestar o atendimento ao usuário mais grave, no menor tempo possível, conforme ordem de gravidade dos pacientes;
  • O atendimento poderá ser realizado por uma USB – Unidade de Suporte Básico ou USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel), que irão prestar o primeiro atendimento ao paciente e, se necessário for, encaminhá-lo a uma unidade de saúde.

Confira mais fotos da atividade:

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...