Protesto pela jornada de 30h para profissionais de Enfermagem marcou visita da Presidenta Dilma ao Estado

Em tamanho ampliado, de 6m², os profissionais de Enfermagem imprimiram a carta-compromisso assinada por Dilma Rousseff em 2010, na época da campanha presidencial, pela jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem e a exibiram em protesto em Florianópolis na sexta-feira (4 de junho) em frente ao Centrosul, durante agenda da Presidenta ao Estado.

DSCN1080_c
“O grupo posicionou-se em local estratégico para que a comitiva presidencial visualizasse o protesto e lembrasse do compromisso assumido por Dilma Rousseff em 2010”, detalhou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Diferente da oportunidade em Itajaí (novembro de 2013), quando os profissionais de Enfermagem conseguiram entregar o material pela jornada de 30h semanais nas mãos da Presidenta e até registraram o momento com foto da Dilma com a camiseta das 30h, desta vez o grupo não teve acesso direto à Presidenta. Os profissionais de Enfermagem conversaram, então, com o assessor executivo da Presidência, que no mesmo momento levou a demanda ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro. Os profissionais de Enfermagem reforçaram o pedido de agenda com a Presidenta para tratar da regulamentação da jornada de 30h para a categoria.

10344775_596269617153269_2790441320027155615_n
“Todo nosso esforço é para que o Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem, seja colocado na ordem do dia para votação e aprovação na Câmara dos Deputados e na sequência sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff”, explicou o Conselheiro Licenciado do Cofen, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque.

O Projeto de Lei nº 2295/2000 já foi aprovado em todas as comissões do Senado e da Câmara Federal e agora os Deputados Federais precisam colocá-lo na ordem do dia para votação.

DSCN0913 (1)
“A regulamentação da jornada – para um trabalho como o da Enfermagem – é fundamental, pois a estafa, a sobrecarga de trabalho e jornadas muito prolongadas são fatores potencializadores do erro e da imprudência. Um erro na Enfermagem pode tirar vidas e vida não tem preço. Trabalhar com a saúde das pessoas requer aperfeiçoamento constante, requer pensar criticamente sobre o que é feito, sobre como é feito, e responsabilizar-se por propor e implementar mudanças para que os serviços de saúde funcionem melhor, com menos custos para a sociedade e com melhores resultados”, justifica a Conselheira do Coren/SC Enfermeira Dra. Denise Pires.

O grupo havia planejado mobilizações para Laguna e Concórdia, cidades que também seriam visitadas pela Presidenta Dilma, mas diante da mudança na agenda presidencial, as manifestações foram canceladas.

O protesto em Florianópolis foi organizado pelo Fórum Catarinense 30h Já, formado por Coren/SC, ABEn seção Santa Catarina, Sindsaúde, Sindprevs e Fetessesc. Além da presença desses representantes da Enfermagem no Estado, participaram da mobilização: o Conselheiro Licenciado do Cofen, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque; a Presidente da ABEn Nacional, Enfermeira Dra. Ângela Alvarez; profissionais e acadêmicos de Enfermagem.

Na mídia
O protesto da Enfermagem de Santa Catarina pela regulamentação da jornada de 30h semanais ganhou repercussão local, estadual e até nacional com a cobertura pelo jornal Folha de São Paulo; Portal G1; sites Correio da Ilha, JInews, Portal da Ilha; rádios, como Chapecó e Aliança, de Concórdia; e TVs.