Enfermagem: pressão em Brasília pela aprovação da jornada de 30 horas semanais

O 1º de dezembro vai marcar um momento de intensa mobilização dos trabalhadores em Enfermagem de todo o Brasil pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada semanal de 30 horas para a categoria, e em defesa do SUS.

Uma grande manifestação deve reunir milhares de profissionais de Enfermagem em Brasília, no dia 1º de dezembro, na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde. “Nossa mobilização é pelas 30 horas semanais, em defesa do SUS, de assistência de qualidade e de condições dignas de trabalho”, ressalta a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Denise Pires.

Em Santa Catarina, o Coren/SC, a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção de SC (ABEn-SC), o SindSaúde-SC e o SindPrevs estão organizando uma caravana de profissionais que deverão participar dos atos em Brasília. Também serão realizadas mobilizações e panfletagens em diversas regiões do estado.

O Fórum Nacional 30 horas Já, que coordena a mobilização pela regulamentação da jornada de trabalho para a Enfermagem, vai distribuir panfletos e materiais cobrando do Governo Federal a aprovação e sanção do Projeto de Lei 2295/2000, que está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. “Tanto a Presidenta Dilma Rousseff, quanto o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se comprometeram com as 30 horas durante a campanha eleitoral, no ano passado. Nós vamos cobrar o cumprimento do compromisso assumido”, declara a presidente do Coren/SC. Um trabalho intenso de convencimento dos Deputados Federais já vem sendo desenvolvido em todos os Estados. A direção do Coren/SC já conversou com os 16 parlamentares catarinenses, colocando a importância da aprovação do PL e pedindo o voto favorável.

“É importante que os profissionais de Enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares -, façam a sua parte em cada região do estado. É hora de pressão. O apoio da sociedade à luta da Enfermagem pela regulamentação de sua jornada de trabalho também é muito importante, pois este direito da Enfermagem tem reflexo direto sobre a qualidade da assistência”, aponta a Enfermeira Dra. Denise Pires.

Em audiência com Ministro da Saúde, entidades da Enfermagem cobram parecer sobre as 30 horas