Coren-SC participa de reunião na Câmara de Florianópolis sobre aplicação do Piso Salarial nesta sexta-feira (26)

Nesta sexta-feira (26), o Câmara Municipal de Florianópolis promove uma reunião na Câmara de Vereadores da cidade para tratar sobre a aplicação do novo Piso Salarial da Enfermagem. O encontro acontece no Plenarinho da Câmara, a partir das 14h. A abertura e coordenação do encontro será do vereador Renato Geske, e além do Coren-SC, contará com a presença da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria de Saúde de Florianópolis, Conselhos de Secretários Municipais de Saúde de SC e da Federação dos Hospitais de Santa Catarina. Ex-presidente do Coren-SC, a Enfermeira Denise Pires fará uma apresentação sobre a importância da aplicação do Piso Salarial.

O encontro será transmitido ao vivo pelo Youtube da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis.

Sanção do Piso

O Piso Salarial, aprovado no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi sancionado pela Presidência da República no último dia 4 de agosto. O PL foi sancionado parcialmente, já que a presidência vetou o artigo que definia um reajuste anual conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A sanção foi extremamente comemorada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC). Presidente do Conselho, Maristela Azevedo destacou o reconhecimento a essa classe profissional que esteve na linha de frente durante todo o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Esse direito a um piso salarial é uma luta de décadas dos profissionais de enfermagem de todo o país. Atualmente precisamos ter jornadas duplas, até triplas, para ter um salário digno e o piso chega para ajudar a mudar esse cenário. Nós encaramos isso como um reconhecimento de toda a sociedade, já que esse PL teve uma manifestação popular favorável de mais de 3 milhões de pessoas na internet”, destacou Maristela.

Cartilha

Pensando em esclarecer as principais dúvidas dos profissionais e do público geral, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina elaborou uma cartilha com respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

O documento responde perguntas como “Quem recebe o Piso Salarial?”, “Profissionais de hospitais filantrópicos recebem o Piso?”, entre outras dúvidas frequentes.