Jazz, reflexões sobre a Enfermagem e muitos sorrisos: Começou a Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SC

Cerca de 120 pessoas estiveram no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para a abertura oficial da Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SC. Florianópolis foi o local escolhido para reunir profissionais e acadêmicos da Enfermagem, em um dia de celebração e reflexão sobre a categoria. Marcaram presença na Alesc lideranças importantes como Carmen Zanotto, secretária do Estado da Saúde, e Helga Bresciani, conselheira Federal.

Também estiveram na mesa a Subsecretária de Saúde do Município de Florianópolis, Talita Rosinski, e o Diretor do Hospital Governador Celso Ramos, Michel Faraco. A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, também esteve na mesa de autoridades. Diretori de comunicação da Aben-SC, Jean Bizarro representou a presidente Jussara Gue Martini.

O evento iniciou por volta das 19h, com uma apresentação de jazz instrumental da banda Cassio Moura. Com um ritmo suave e muito agradável, o quarteto abriu os trabalhos enquanto os convidados chegavam, antes da mesa de abertura. Carmem Zanotto abriu as falas da mesa, e ressaltou a relevância do Conselho para a categoria.

“Que nosso Coren tenha vida longa. Nosso Coren é importante. Alguns podem achar que é somente um órgão fiscalizador, que cobra taxas, mas é o órgão que nos defende perante as estruturas organizacionais”.

Carmen reforçou que está articulando em Brasília a liberação do Piso Salarial, em conjunto com os demais secretários estaduais de Saúde.

A presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, liderou a cerimônia. Ao final da sua fala, fez uma homenagem ao ex-presidente do Coren-SC, Gelson Albuquerque, com um trecho de um poema de Cora Coralina que o ex-presidente usou em sua despedida: “Sou feita de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou”, e continuou, se dirigindo à categoria:

“Agradeço por essa oportunidade de construirmos juntos a nossa colcha de retalhos chamada Enfermagem”.

Professora Felipa Amadigi palestra sobre a força da Enfermagem

Na sequência, a Enfermeira Drª Felipa Amadigi ministrou uma palestra aos presentes no auditório. Felipa é professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e falou sobre a força e o empoderamento da Enfermagem.

Filipa apresentou números da categoria. Hoje, segundo levantamento do Cofen e do Coren-SC, são 2,8 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil, e 75 mil em Santa Catarina:

“Se somos tantos e estamos todos os dias ao lado dos usuários, o que nos falta pra mostrar a nossa força”, indagou.

Felipa parte da hipótese de que a categoria precisa seguir se empoderando: “Quando a gente pensa em empoderamento da Enfermagem, a educação permanente é fundamental para que isso ocorra.

A professora também citou que esse empoderamento “é um processo que deve ser desenvolvido na prática cotidiana, seja no dia a dia dos serviços, mas também na consciência para ação transformadora no contexto das macropolíticas.”, disse.

Por fim, defendeu que a categoria deve permanecer unida para defender melhores investimentos e políticas públicas, bem como melhores condições de trabalho.

Para encerrar a noite, a comediante Dona Maricotinha provocou risadas na plateia com seu show de stand up.

As atividades da Semana da Enfermagem 2023 se estendem até o final de maio, com eventos em Curitibanos, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis. Para conferir a programação completa e se inscrever nas atividades da sua cidade, clique aqui.

Confira as fotos do evento: