Coren-SC participa da abertura da Semana da Enfermagem da ABEn-SC

Na noite da última sexta-feira (12), o Coren-SC esteve presente na abertura da 84ª Semana da Enfermagem (SBEn) da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Santa Catarina (ABEn-SC), realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A presidente do Conselho, Maristela Azevedo, compôs a mesa de abertura ao lado de autoridades como a presidente da ABEn-SC, Jussara Martini, e a conselheira federal Helga Bresciani. O Coren-SC também foi representado pela conselheira Marinês Finco.

“Hoje é um dia de celebração. No dia da Enfermagem, o governo federal sancionou a lei do Piso Salarial”, disse Maristela, que reforçou o que ainda deve ser feito: “Agora, temos que pressionar o STF para que derrubem a liminar da suspensão. O Coren está à frente dessa luta, e o Cofen também tem uma vontade incansável que esse valor chegue ao bolso do trabalhador, só então a gente realmente poderá comemorar”.

Durante sua fala, Helga também ressaltou a união das entidades representativas: “Quando as entidades se unem, ABEn, Cofen e sindicatos, a gente tem força pra conseguir. Temos muitas diferenças entre nós, mas temos uma questão comum: a defesa da Enfermagem nesse país”.

O tema central da Semana na ABEn é a “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável”. Segundo Jussara, presidente da Associação em Santa Catarina, “pensamos em trazer a questão do desenvolvimento sustentável numa perspectiva que ele precisa ser discutido e desenvolvido mais do que um conceito, e sim como uma conduta, nas ações do nosso cotidiano de vida e de trabalho”.

Após a mesa de abertura, o diretor de Comunicação da ABEn-SC, Jean Bizarro, conduziu uma apresentação sobre a história do cuidado, que contou com a presença de Florence Nightingale e Anna Nery, interpretadas por alunas do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Pró-Saúde de Florianópolis. Para encerrar o evento, a professora Soraia Schoeller, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrou uma palestra sobre “A prática de Enfermagem para o Bem Viver”.

As próximas atividades da ABEn-SC serão divulgadas pelo Instagram @aben.sc. O Coren-SC também está com os eventos da Semana da Enfermagem 2023 em andamento. Clique aqui e veja a programação completa.

Confira abaixo as fotos da abertura da 84ª Semana da Enfermagem da ABEn-SC.