1ª Comissão de Ética de Enfermagem do CEPON é empossada

A Comissão de Ética de Enfermagem do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis foi empossada na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, com a presença do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC). Os representantes, que foram eleitos pelo corpo de enfermagem da instituição, têm mandato de 1º de junho deste ano a 31 de maio de 2025.

“A Comissão de Ética tem uma importante função de prestar apoio aos profissionais que atuam em nossa instituição, orientar e conscientizar para o exercício da enfermagem. É a primeira vez que o CEPON institui uma comissão, que será muito importante no dia a dia das nossas atividades”, afirma o gerente de Enfermagem do CEPON, Lucas Bordignon. Ele também destacou que criação da Comissão vem alinhada a uma série de melhorias de gestão implementadas sob gestão da FAHECE, que inclui a Acreditação ONA 1, certificação que reconhece a qualidade do serviço prestado pelo CEPON.

A presidente do Coren-SC, Maristela Assumpção de Azevedo, reforçou a excelência do serviço prestado pelo CEPON à população e reforçou que a Comissão de Ética funciona como um elo da instituição com o Conselho. “É uma honra estar aqui para inaugurar a primeira Comissão de Ética do CEPON, uma instituição renomada pelo trabalho que realiza. Ter esse braço do Conselho dentro das instituições é uma forma de estar cada vez mais próximo dos profissionais, auxiliando e nos fazendo presente no trabalho do dia a dia”, afirmou a presidente.

Livreto Código de Ética do Coren-SC

Na atividade, a presidente do Conselho mostrou aos profissionais o  Código de Ética e Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem, um livreto de bolso para auxiliar os profissionais no dia a dia. Distribuído de forma gratuita, o livreto está em envio para o endereço que os profissionais inscritos no Conselho.

A versão digital da publicação, interativa e clicável, está disponível aqui no site do Coren-SC. Clique aqui para acessá-la.

A Comissão de Ética é um órgão representativo do Coren-SC nas questões éticas dos profissionais de enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.

Também acompanharam o ato de posse da Comissão de Ética do CEPON a enfermeira Julia Estela Willrich Boell, representando a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC, e a enfermeira fiscal do Coren-SC, Mariana Zabotti da Silva.

Comissão de Ética de Enfermagem do CEPON

• Enfermeira Giovana Paola Trescher