Estudantes de Enfermagem da UFSC conhecem sede do Coren-SC

Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram na sede do Coren-SC, em Florianópolis, nesta terça-feira (6). Os alunos conheceram os andares do prédio onde funciona a autarquia, e percorreram as salas dos departamentos do Coren-SC. Visitaram o Departamento de Registro, Inscrição e Cadastro, onde são feitos os atendimentos presenciais e confecção das carteiras profissionais, o Departamento de Tecnologia da Informação, entre outros.

Durante a manhã, escutaram uma fala da Professora Felipa Amadigi, que atua no corpo docente do Curso de Enfermagem da UFSC, e foi presidente do Coren-SC entre os anos de 2012 e 2014:

“O Coren-SC faz parte do Sistema Cofen, que é filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros, em Genebra. As experiências fortalecedoras de Santa Catarina podem servir para outras realidades. Não só aqui no nosso estado, mas também internacionalmente”, disse Felipa.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo recebeu os alunos no auditório do Coren-SC, e falou sobre as lutas da categoria: “Desde que eu era aluna, já falávamos sobre o Piso Salarial. Batalhamos muito para conquistar esse Piso em Lei, e é importante que vocês saibam que o Conselho Regional, assim como o Cofen, participou ativamente dessa batalha”.

Jornal informativo e Livreto de Código de Ética

Os alunos também receberam, cada um, uma cópia do novo jornal informativo do Coren-SC, bem como o livro Código de Ética e Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem, um livreto de bolso para auxiliar os profissionais no dia a dia. Distribuído de forma gratuita, o livreto e o informativo foram enviados para todos os profissionais cadastrados no Conselho.

O professor aposentado Gelson Albuquerque, que atuou na UFSC até março de 2020 e presidiu o Coren-SC entre 2021 até o meio de 2023, também marcou presença na atividade. Gelson falou sobre a importância da enfermagem ingressar em espaços políticos e de liderança:

“É claro que as lutas na Enfermagem são lutas duras. Nós somos um volume muito grande, temos 2,8 milhões de trabalhadores. Daqui alguns anos, vocês vão ocupar esses espaços de liderança. Por isso, peço que vocês se envolvam nos movimentos sociais e acompanhem as ações que o Conselho faz por vocês”, disse.

Confira mais fotos da atividade: