Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC realiza encontro, em Florianópolis

Integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC) se reuniram em Florianópolis, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na sede do Coren-SC.Estiveram presentes os membros efetivos e suplentes da CEC Lisa Kleba, Karla Barzan, Ângelo Vidal, Mira Dagostin, Dayane Berillo, Márcia Baems, Júlia Boell, Ivonei Bittencourt, Luciana Perosso e Katiúscia Barscia. A Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, também marcou presença no encontro.

Em pauta, foi debatido o processo de implantação e renovação de Comissões de Ética de Enfermagem, assim como a atual situação das CEE em Santa Catarina. O grupo também fez uma avaliação dos encontros regionais e estadual realizados em 2023. O Encontro Estadual, feito em setembro, concluiu uma bateria de oito etapas, sete Regionais e uma Estadual, e envolveu ao todo, cerca de 300 profissionais de enfermagem.

CONFIRA COMO FORAM OS ENCONTROS DE COMISSÕES DE ÉTICA POR TODO O ESTADO EM 2023

Coordenadora da Comissão e Conselheira do Coren-SC, Lisa Kleba liderou o grupo durante os dois dias: “É sempre uma ótima oportunidade trocar essa experiência com a CEC nesses encontros presenciais. Por mais que a tecnologia nos ajude no dia a dia, com as mensagens, reuniões em vídeo, quando nos reunimos presencialmente os encontros são muito produtivos. Temos trabalhado muito pela valorização e divulgação das Comissões de Ética no estado, e esses dois dias foram muito importantes para podermos planejarmos futuras ações”, comentou

Além dos debates realizados internamente, os membros da CEC também se reuniram com demais setores do Coren-SC (jurídico, secretaria, fiscalização, comunicação, entre outros). A ideia é melhorar o fluxo de trabalho, discutindo estratégias e ações de parceria entre a Comissão e os empregados públicos do Conselho.

Objetivo da CEC

Para cumprir sua finalidade consultiva, educativa, de orientação e de assessoramento nas questões éticas do exercício profissional, bem como de apoio e fortalecimento das Comissões de Ética de Enfermagem, os membros da CEC realizam diversas atividades, tais como visitas às instituições que desejam implantar ou renovar sua CEE; capacitações para CEEs após a posse; visitas às CEEs para prestar orientação e assessoramento; promoção e participação em reuniões e eventos promovidos pela CEC.

Confira mais fotos da atividade: