Comissões de Ética de Enfermagem compartilham experiências em Encontro Estadual

No evento, profissionais receberam o Livreto com o Código de Ética e Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem, elaborado pelo Coren-SC

Integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem de Santa Catarina, neste dia 21 e 22 de setembro, realizam um momento de muita troca de experiências e ricos debates. O Encontro Estadual de Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), em Florianópolis, reúne cerca de 200 pessoas na Praia Brava, no Norte da Ilha.

O encontro é promovido pela pela Comissão de Ética do Coren-SC (CEC) cujos integrantes participaram ativamente da sua realização. Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, marcou presença, assim como as conselheiras Maria Elisabeth Kleba, Mira Dagostin e Kátia Caetano. Em sua fala de abertura, a Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, valorizou e defendeu a categoria

“Temos uma profissão organizada. Fazemos milhares e milhares de ações todos os dias em todos os momentos das nossas vidas. Nós defendemos com unhas e dentes nossa profissão. Muita gente fala mal da enfermagem, mas no momento que a pessoa está no leito de morte, somos nós que vamos estar lá do lado”, disse.

Presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, ao lado do Conselheiro Federal do Cofen, Leocarlos Cartaxo Moreira

Além de Maristela, compuseram a mesa a Conselheira e Presidente da Comissão de Ética do Coren-SC, Maria Elisabeth (Lisa) Kleba, e o conselheiro federal Leocarlos Cartaxo Moreira. Leocarlos representou a Presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos, e reforçou a importância do tema:

“É fundamental que discutamos cada vez mais o tema da ética na enfermagem. O Cofen e os Conselhos Regionais recebem, por meio de denúncias e ouvidorias, situações e relatos horripilantes. Parabenizo a todos pelo forte envolvimento com o tema e desejo um excelente evento”, disse.

Durante a manhã de quinta (21), primeiro dia de evento, foi montada a mesa de abertura e, na sequência, foi proferida a Conferência de Abertura pelo Professor Dr. Mauro Pires, do Coren-SP.

Conferência de Abertura

Professor Mauro Pires, Graduado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Psicologia da Educação pela PUC- SP, professor aposentado da Unicamp. Foi Presidente do Coren São Paulo e da Aben-SP e atualmente é conselheiro e 2° Secretário do Coren-SP.

Em sua palestra, Mauro falou sobre a ética, moral e demais temas relacionados ao dia a dia das Comissões de Ética. Além disso, Mauro Pires também contou um pouco sobre o histórico do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, relembrando importantes legislações e marcos da profissão.

Professor Mauro soube arrancar risadas e olhares curiosos da plateia ao longo de sua explicação, e ao final, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o tema Ética na Enfermagem.

Ainda nesta quinta  (21), os participantes se reuniram em grupos, formados por membros de CEEs de diferentes regiões. O objetivo foi agrupar pessoas de locais e realidades distintas para trocarem experiências e realizarem estudos de caso sobre temas relacionados a ética na Enfermagem.

Nos estudos de caso, osgrupos de 10 pessoas foram provocados a debater e encontrar uma melhor solução para uma das seis diferentes situações apresentadas.

Após os estudos de caso, os participantes puderam apresentar e rever as exposições, banners e cartazes feitos em cada Encontro Regional, realizados no primeiro semestre deste ano. Cada região ganhou um banner com fotos e informações das ações e do histórico de Comissões de Ética em sua localidade.

Ao final da tarde, os participantes puderam participar das danças circulares promovidas pelas focalizadoras Magna Machadoe Mariza Taguada. As danças circulares são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), convidando todos a entrar na roda para honrar e celebrar as diferentes culturas, num movimento de paz e união, saúde e bem-estar.

Confira mais fotos do 1º dia de evento:

Segundo dia:

Convidada, Dulcinéia Ghizoni Schneider falou sobre os problemas éticos vivenciados na prática de Enfermagem

A sexta-feira (22) iniciou com o Painel apresentado por Maria Elisabeth (Lisa) Kleba, Ivonei Bittencourt e Katiuscia Barcia, membros da Comissão de Ética do Coren-SC. O tema foi “A atuação da Comissão de Ética do Coren-SC no apoio as Comissões de Ética de Enfermagem em diferentes campos de atuação da Enfermagem”.

Lisa trouxe informações sobre a história e a atual situação das CEEs no estado de Santa Catarina;Ivonei apresentou casos distintos e classificou a diferença de negligência, imprudência e imperícia; por sua vez, Katiuscia relatou sua experiência na realização de posses das CEEs, destacando a importância de que estas compreendam seu papel que não é de julgar, mas de esclarecer e estar vigilante em defesa do cuidado de qualidade e seguro aos pacientes.

Na sequência, A convidada Professora Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider apresentou o “método da deliberação moral: aplicação nos problemas éticos vivenciados na prática de Enfermagem”. Dulcinéia tem graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A enfermeira também já integrou a Comissão de Ética do Coren-SC (CEC) por dois mandatos.

Durante à tarde, novamente os grupos se reuniram para debater os estudos de casos e aplicações práticas de situações éticas relacionadas à Enfermagem. Antes de finalizar, cada grupo construiu uma representação gráfica, refletindo que legado cada um leva deste Encontro para seus colegas das CEEs e para suas instituições! Por fim, todos responderam ao formulário de avaliação do evento, que avaliou desde as palestras e temas escolhidos até tópicos como hospedagem, alimentação e transporte.

Confira fotos do 2º dia de evento

Comissões de Ética por Santa Catarina

Nos últimos anos, com um impulso do Coren-SC, o número de Comissões de Ética de Enfermagem cresceu 20% no estado. “Hoje temos 95 Comissões de Ética ativas espalhadas por SC, e outras em fase de implantação. É fundamental darmos oportunidade para novas lideranças em cada hospital”, comentou Lisa Kleba, Conselheira do Coren-SC e coordenadora da CEC.

Confira como foi cada etapa anterior dos Encontros de Comissão de Ética em 2023:

O Encontro Estadual conclui uma bateria de oito etapas, sete Regionais e uma Estadual. Os principais objetivos das atividades foram:

  • Oferecer espaços de formação para qualificar a atuação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE);
  • Mobilizar à formação de redes de apoio, envolvendo os integrantes das CEE;
  • Promover a integração entre membros das CEE e da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC);
  • Fortalecer o reconhecimento dos integrantes das CEE como representantes do sistema Cofen/Conselhos Regionais

Encontros Comissões de Ética 2023

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Criciúma29/03 Comissões de Ética de Enfermagem da região Sul de SC trocam experiências em Criciúma
Lages17/04 Comissões de Ética de Enfermagem da Serra participam de encontro presencial em Lages
Caçador25/04 Coren-SC promove Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem da Subseção Caçador
Florianópolis25/04 Troca de experiências e diálogos marca Encontro de Comissões de Ética da Grande Florianópolis
Joinville02/05 Joinville reúne integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem em encontro participativo
Chapecó16/05 Cerca de 40 integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem participam de Encontro regional em Chapecó
Blumenau17/05 Etapa Blumenau encerra encontros regionais de Comissões de Ética de Enfermagem
Etapa Estadual (Florianópolis)21 e 22/09 Comissões de Ética de Enfermagem compartilham experiências em Encontro Estadual