Vem aí a Semana da Enfermagem 2024; abertura será realizada em 9 de maio, em Florianópolis

Em maio, no mês da Enfermagem, o Coren-SC vai realizar, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), a Semana da Enfermagem 2024. Serão um conjunto de atividades realizadas por todo o estado catarinense, em parceria com instituições de ensino e de saúde que contenham serviços de Enfermagem. Este ano cada entidade possui a sua temática: na ABEn-SC o título será “Romper bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”, e pelo Coren-SC o tema destaca o “Impacto das Tecnologias para o futuro da Enfermagem: Formação. Ética e Cuidado”. Este último é o tema definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para a campanha de 2024.

A realização conjunta entre Aben-SC e Coren-SC tem o objetivo de aproximar as diferentes instituições que atuam pela enfermagem catarinense, unir esforços e impulsionar o alcance e a divulgação dos eventos realizados. Ao todo, a campanha visa alcançar mais de 2 mil profissionais e estudantes de enfermagem catarinenses.

“A Semana de Enfermagem tem papel fundamental para discutirmos amplamente sobre os desafios da enfermagem na gestão, na assistência, no controle social e na sistematização das ações preconizadas para atender as políticas publicas. Estamos animados para realizarmos muitas atividades não somente com profissionais da área, mas também com acadêmicos de todo o estado”, disse.

A abertura da Semana da Enfermagem 2024 ocorrerá no dia 9 de maio, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia inicia às 19h, e terá uma roda de conversa mediada pelas presidentes do Coren-SC e Aben-SC Maristela Azevedo e Jussara Gue Martini, respectivamente.

Para participar da abertura da Semana da Enfermagem 2024 em Florianópolis, clique aqui e se inscreva

Além do evento de abertura, o Coren-SC e o Cofen vão apoiar e participar de atividades realizadas por instituições de todas as regiões. Serão dezenas de atividades e parcerias com Escolas Técnicas, Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Instituições e Sindicatos da Saúde. Os resultados dos trabalhos serão encaminhados ao Conselho Federal de Enfermagem. Além da abertura e, em Florianópolis, serão 28 atividades contemplando as regiões onde estão instaladas as (06) seis subseções do Coren-SC:

• Subseção Blumenau
  • Subseção Caçador
  • Subseção Chapecó
  • Subseção Criciúma
  • Subseção Joinville
  • Subseção Lages

As atividades são compostas por oficinas temáticas, palestras, rodas de conversa e Encontros Regionais de Comissão de Ética que falarão sobre temas vitais para a enfermagem nos dias de hoje. Assuntos como “Valorização profissional na semana de enfermagem”, segurança do paciente, ética profissional, o impacto da tecnologia para o futuro da enfermagem, entre outros. O Coren-SC também vai realizar sorteios e distribuição de brindes e materiais institucionais para participantes do evento.

Em breve será divulgado o cronograma completo.

Em 2023, abertura da Semana da Enfermagem também ocorreu no plenário da Alesc, com palestra magna e atrações culturais, com show de jazz e show de stand-up

Clique para ver a cobertura completa da Semana da Enfermagem de 2023