Coren-SC finaliza Semana da Enfermagem 2023 com oficinas em Florianópolis

Nesta terça-feira (30), o Coren-SC realizou as últimas atividades da Semana da Enfermagem 2023. Foram ministras duas oficinas em Florianópolis, sendo uma sobre Cuidados Paliativos, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Florianópolis, e outra sobre Design Thinking e Design de Serviço em Enfermagem, no Senac.

No IFSC, profissionais e estudantes de Enfermagem puderam conhecer um pouco mais sobre cuidados paliativos, seus conceitos, aplicação e também sobre a parte ética. A oficina foi ministrada pelas integrantes do Grupo de Trabalho sobre cuidados paliativos do Coren-SC, Maristela Jeci dos Santos, Joeli Fernanda Basso e Sabrina Silva de Souza. A presidente do Coren-SC, Maristela de Azevedo, esteve presente no local e fez uma fala de abertura:

“Os cuidados paliativos tem tudo a ver com acolhimento. E esse é o sentimento que buscamos trazer pra vocês hoje. É um assunto muito pertinente e atual esperamos que todos tenham um grande dia de Trabalho”, destacou a Presidente do Coren-SC.

“O nosso objetivo não é adiar ou antecipar a morte, ela é um processo natural. Os cuidados paliativos buscam proporcionar uma sobrevida de qualidade com base em uma situação que se impõe”, complementou Maristela Jeci dos Santos, que também vice-presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos.

Empreendedorismo é tema de debate no Senac

Também nesta terça, profissionais de Enfermagem puderam conhecer um pouco mais sobre o Empreendedorismo na Enfermagem e o Design Thinking, tema que vem sendo abordado pelo Coren-SC ao longo dos últimos meses. A atividade foi ministrada pela enfermeira Daniela Farinella, que é Coordenadora Estadual de Escolas em Enfermagem do Senac, e atua no Grupo de Trabalho em Empreendedorismo do Coren-SC. Ao lado de Daniela, José Luiz Guedes dos Santos, enfermeiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Daniela falou sobre a evolução do tema entre a categoria:

“Temos visto avanços mas temos enfretado muitas dificuldades também . Por isso a divulgação desse tema nas instituições de ensino é tão importante, e por isso o Coren-SC está oportunizando oficinas e atividades como esta. A Enfermagem precisa conhecer novas maneiras e novos métodos de atuação, e o empreendedorismo é uma delas”, comentou Daniela

Na oficina, Daniela utilizou uma metodologia ativa, com muito debate e troca de experiências entre os participantes. Eles montaram duplas para se apresentar e usaram post-its para escrever uma palavra que descreveria aquela experiência. Ao final da manhã, Daniela instigou os participantes a a pensarem sobre o tema “Atendimento em Saúde” utilizando a Matriz CSD: listando Certezas, Suposições e Dúvidas.

“Hoje faz 2 anos e 5 meses que resolvi empreender. E só agora que eu estou tendo retorno. Temos que regar, trabalhar muito, mas temos que ser persistentes”, comentou Daniela.

A enfermeira Naiana foi uma das que se inscreveram para a oficina: “Parabenizo a iniciativa do Coren-SC, por que é importantíssimo falar sobre essa nova vertente. Hoje não tanto, mas daqui uns anos esse tema será extremamente difundido na enfermagem”.

Grupo de Trabalho em Empreendedorismo do Coren-SC fará reuniões abertas

Depois de levantar o perfil de profissionais de enfermagem empreendedores no último mês, o Grupo de Trabalho do Coren-SC que estuda e desenvolve o tema Empreendedorismo planeja reuniões abertas com os profissionais. São quatro encontros com datas já marcadas, que ocorrerão em junho, julho, setembro e novembro. As atividades serão realizadas online por meio da plataforma Google Meet, onde todos podem participar com câmera, voz e chat.

A coordenadora do GT, Jouhanna Menegaz, vai liderar os encontros, abertos ao públicos: “A ideia é que a gente consiga ouvir um pouco mais esse grupo e conhecer um pouco mais essa enfermagem empreendedora e inovadora. Estamos tentando inovar também nos canais de comunicação”, disse.

As reuniões serão pelo link a seguir: https://meet.google.com/nux-ropy-dkz

Clique aqui e saiba mais sobre o GT de Empreendedorismo do Coren-SC

Relembre todas as atividades da Semana de Enfermagem 2023 do Coren-SC:

Semana da Enfermagem 2023

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Florianópolis 9 e 30/05 Jazz, reflexões sobre a Enfermagem e muitos sorrisos: Começou a Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SC
Curitibanos15 e 16/05 Com show de gaiteiros, Curitibanos recebe o Coren-SC na Semana da Enfermagem 2023
Chapecó16 e 17/05 Coren-SC realiza atividades da Semana da Enfermagem 2023 em Chapecó
Blumenau17 e 18/05 Semana de Enfermagem 2023 do Coren-SC traz oficina de estética e coral em Blumenau
Joinville23 e 24/05 Com muita dança, Joinville recebe o Coren-SC na Semana de Enfermagem 2023
Criciúma24 e 25/05 Com oficina de Design Thinking, Semana de Enfermagem 2023 do Coren-SC atende profissionais de Criciúma

CONFIRA FOTOS DAS OFICINAS QUE ENCERRARAM A SEMANA DA ENFERMAGEM 2023