Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem da Grande Florianópolis destaca necessidade de aplicar Gestão da Clínica na prática profissional

Assunto novo na prática profissional, a Gestão da Clínica norteou as discussões da 3ª edição dos Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem da Grande Florianópolis, realizada na quarta-feira (2 de dezembro). “A Gestão da Clínica consiste na junção dos saberes de vários profissionais para a melhoria do cuidado do paciente”, explicou a palestrante e Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Angela Maria Blatt Ortiga.

DSCN8354

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, frisou a importância dos profissionais de Enfermagem na Gestão da Clínica e na Gestão de Casos. “Escolhemos essa temática para os Encontros de Responsáveis Técnicos porque essa atividade está extremamente relacionada com os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A equipe de Enfermagem tem muito conhecimento técnico-científico para contribuir e tem muita informação sobre o paciente”, frisou.
Angela destacou que entre os instrumentos para Gestão da Clínica está a Gestão de Casos. “Os profissionais de saúde e o paciente precisam se reunir para discutir juntos sobre a assistência. É essencial saber ouvir, prestar atenção na queixa do paciente e combinar com ele sobre a assistência. Aquele profissional que tiver maior vínculo com o usuário deve ser o gestor do caso”, enfatizou. “Muitos têm dúvidas se o gestor de caso pode ser profissional de nível médio ou técnico. A resposta é: pode. Pode ser o Técnico de Enfermagem, o Agente Comunitário de Saúde”, complementou.

Além da Gestão de Casos, a Gestão da Clínica contempla: Gestão de Patologia, Gestão de Patologia, Lista de Espera, Auditoria Clínica e Diretrizes Clínicas.

DSCN8371

No Encontro, também foram apresentados os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil com ênfase para Santa Catarina. “A Pesquisa consolida muitas informações que já percebíamos na prática: jornada de trabalho excessiva, desgaste profissional e necessidade de formação permanente. Esses dados fortalecem o nosso discurso para aprovação de projetos de lei como a jornada de trabalho em 30h semanais (PL 2295/2000), Piso Salarial Nacional (PL nº 459/2015), proibição de formação à distância para profissionais de Enfermagem (PL nº 2.891/2015); Lei do Descanso para a Enfermagem (PLS 597/2015) e Formação Continuada para os profissDSCN8433ionais de Enfermagem (PL nº 50/2015, de autoria da Deputada Federal Catarinense Carmen Zanotto)”, reforçou Bresciani.

Após as explanações, os Responsáveis Técnicos de Enfermagem foram organizados em grupos conforme área de atuação para refletir sobre implantação da gestão da clínica. A atividade teve a participação também da Conselheira Enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira, da Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Karla Barzan; dos Enfermeiros Fiscais do Coren/SC da sede; e da professora e Enfermeira Lygia Paim.

Os Encontros de Responsáveis Técnicos de Enfermagem estão acontecendo em todas as regiões do Estado.