Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Terceiro dia do Senep traz discussões sobre desafios e êxitos da enfermagem


17.10.2025

A programação da manhã do dia 16 de outubro, terceiro dia do I Seminário Nacional de Ética Profissional (Senep), teve como foco o fortalecimento da atuação ética e a valorização institucional dos profissionais de Enfermagem. Continuaram pela tarde as discussões sobre a consolidação da cultura ética e o fortalecimento institucional da Enfermagem. As atividades reuniram representantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e especialistas que discutiram as responsabilidades dos Conselhos nos processos éticos, também reunindo outros membros de Conselhos Regionais para compartilhar experiências bem-sucedidas na implantação de Comissões de Ética e debater estratégias de enfrentamento ao assédio moral e à discriminação nas instituições de saúde.

Manhã

O primeiro painel tratou das etapas essenciais para a realização do desagravo público, com participação de Tatiana Maria Melo Guimarães, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen), e Alberto Jorge Santiago Cabral, assessor legislativo do Cofen, sob coordenação do conselheiro federal Antônio Francisco Luz Neto. A mesa destacou o desagravo como instrumento de valorização e respeito à Enfermagem, reforçando o papel do Cofen e dos Conselhos Regionais na proteção dos profissionais e na promoção de um ambiente de trabalho pautado na ética, na justiça e no reconhecimento social da categoria.

Na sequência, a conferência “Atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: avanços e desafios” foi conduzida pelo vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes de Souza, com coordenação de Gelson Luiz Albuquerque, membro da Comissão Nacional de Atualização do Código de Ética. O painel seguinte, “Papel das Comissões de Ética nas Instituições de Saúde”, foi ministrado por Sérgio Dias Martuchi, coordenador do grupo de trabalho responsável pela revisão da resolução sobre o tema, sob coordenação do assessor legislativo Alberto Jorge Santiago Cabral.

Os debates reforçaram a importância de alinhar o Código de Ética às transformações sociais, tecnológicas e profissionais, consolidando o compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem com a conduta ética, a transparência e a defesa intransigente da profissão.

Helga Bresciani, Conselheira Federal do Cofen

Tarde

O painel “Experiências exitosas na implantação de Comissões de Ética nas Instituições de Saúde” contou com a participação da vice-presidente do Coren-RJ, Rosimere Maria da Silva, da conselheira do Coren-SC, Valdemira Dagostin, do conselheiro do Coren-RO, Josué da Silva Sicsú, e da conselheira do Coren-ES, Teresa Cristina Ferreira da Silva. Os palestrantes destacaram avanços obtidos com a criação e fortalecimento das Comissões de Ética, enfatizando seu papel como espaços de mediação e orientação que contribuem para o aprimoramento da prática profissional e para a promoção de ambientes mais justos e colaborativos.

Encerrando o dia, o painel “Assédio moral e discriminação: até onde vai o conflito e onde começa a infração ética/disciplinar” foi apresentado pela assessora técnica do Cofen, Alana da Silva Vasconcelos, sob coordenação da segunda-secretária do Cofen, Helga Regina Bresciani. A atividade discutiu a importância de diferenciar conflitos interpessoais de infrações éticas e destacou a necessidade de prevenção, acolhimento e educação permanente para fortalecer uma cultura institucional baseada no respeito e na equidade.

Confira mais fotos do dia

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina

Av. Mauro Ramos, n° 224, 5° andar ao 9º andar, Centro, Florianópolis/SC

0800 048 9091


Horário de atendimento ao público

De segunda à sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...