Entidades cobram da Presidência da República a aprovação das 30 horas

foto(4)

Entidades em audiência com o Ministro em Brasília

Representantes das entidades que compõem oFórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem unida por um objetivo (Cofen, ABEn, FNE e CNTS), estiveram reunidos na quinta-feira, 1º de dezembro, com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cobrança das entidades foi em torno da aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho da Enfermagem, pedindo que o Ministro seja um interlocutor parceiro da Enfermagem junto à Presidenta Dilma Rousseff.

A presidente do Coren/SC, Enfª Dra. Denise Pires, representante do Cofen no Fórum, ressaltou ao Ministro os dados dos estudos do Dieese que demonstram que o impacto financeiro para o setor público não pode ser considerado obstáculo para a regulamentação das 30 horas para a Enfermagem.

O Ministro afirmou que é sensível à reivindicação, que tem consciência de que há resistência de alguns setores em relação à aprovação e que fará o possível para interceder junto à Presidência e aos Ministérios para que o PL 2295/2000 seja liberado para votação na Câmara, onde já está pronto para o plenário.

Ele também se prontificou em colaborar com as entidades na solicitação de dados do INSS que, de acordo com as entidades, devem ser mais um argumento importante na defesa das 30 horas, pois podem demonstrar que o gasto do Governo Federal com o adoecimento dos profissionais, devido à estafa, sobrecarga e falta de condições de trabalho, é mais impactante do que a implantação das 30 horas, uma das reivindicações da Enfermagem para mais dignidade de trabalho.

Os dias 30 de novembro e 1º de dezembro foram dias de intensas mobilizações pelas 30 horas. Em Brasília, a Enfermagem brasileira fez diversas atividades. Em Santa Catarina, o Coren/SC fez atos em várias cidades. Confira as matérias sobre os dois dias de manifestações:

Entidades demonstram viabilidade das 30 horas para a Enfermagem e pedem vontade política para aprovação imediata

Santa Catarina: atos em favor da aprovação do PL 2295/2000 em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Criciúma

Enfermagem de todo o país cobra aprovação imeditada das 30 horas em ato na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde