Com muita dança, Joinville recebe o Coren-SC na Semana de Enfermagem 2023

A caravana do Coren-SC durante a Semana da Enfermagem 2023 voltou a estrada nesta semana com destino a Joinville. O auditório do Senac foi o palco para a abertura do encontro na cidade, que contou com uma palestra magna da vice-presidente do Coren-SC, Sandra Regina da Costa. Também teve espaço para cultura, com a apresentação da companhia de dança M.M, de Joinville.

Durante a palestra, Sandra fez uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), e agradeceu ao Senac pela recepção:

“É com imensa alegria que chegamos a Joinville. Vamos discutir um pouco sobre os grandes desafios que temos. Agradeço ao Senac pela parceria, e temos muito orgulho de percorrer o estado falando um pouco mais sobre a categoria”, disse Sandra Regina da Costa, vice-presidente do Coren-SC

Além disso, falou sobre a importância de boas condições de trabalho para os profissionais de Enfermagem, e defendeu o empoderamento da Enfermagem:

“A Enfermagem tem que se dar ao direito de viver o presente e se empoderar disso”, disse.

Compuseram a mesa também as seguintes autoridades:

• Vanessa de Oliveira Mendes – Coordenadora de Relações de mercado do Senac Joinville
  • Douglas Calheiros Machado – Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville
  • Maria da Glória Silva – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville
  • Lorival Pisetta – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços em Saúde de Joinville e Região

Douglas fez uma reflexão sobre o público presente, repleto de jovens estudantes: “Hoje eu faço 39 anos e 4 meses que estou formado. Olho essas carinhas jovens, futuros colegas de trabalho, e digo pra vocês: Tenho um orgulho e admiração pelos trabalhos do Coren-SC. O conselho regional trabalha por uma profissão cada vez mais reconhecida. Sejam bem vindos a Joinville”, finalizou.

Também marcaram presença as conselheiras do Coren-SC Laís Concellos e Sueli Sartor, bem como Angelo Vidal, que compõe a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC).

Enfermeira Joeli Basso, ao lado de Sabrina de Souza, ministrou a oficina sobre cuidados paliativos

Oficina de cuidados paliativos preenche auditório do Pró-Rim

Na quarta-feira, estudantes e acadêmicos da área da Enfermagem tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre cuidados paliativos. O Coren-SC ofertou uma oficina, no auditório do Instituto Pró-Rim, sobre o tema, respondendo dúvidas sobre os temas. As enfermeiras Joeli Basso e Sabrina Souza comandaram a atividade.

“Todos nós passamos pelo processo do nascer e vamos passar um dia pelo processo de morrer. Por isso, esse é um tema super importante de ser conversado”, disse Joeli em sua apresentação. A enfermeira também falou sobre o controle do sintomas e a melhora da qualidade de vida, tanto do paciente, quanto dos familiares envolvidos em cada caso.

A Semana de Enfermagem do Coren-SC

As atividades compõem a programação da Semana da Enfermagem do Coren-SC (SBEnf) por toda Santa Catarina. Durante todo o mês de maio, o Conselho percorre todas as regiões de SC com oficinas, palestras e atividades culturais.

Ainda nesta semana, o Coren-SC estará em Criciúma, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), com atividades culturais e oficinas técnico-científicas. A programação da Semana de Enfermagem do Coren-SC se encerra com oficinas em Florianópolis, no dia 30 de maio.

Confira detalhes de cada etapa nos links a seguir:

Semana da Enfermagem 2023

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Florianópolis 9 e 30/05 Jazz, reflexões sobre a Enfermagem e muitos sorrisos: Começou a Semana da Enfermagem 2023 do Coren-SC
Curitibanos15 e 16/05 Com show de gaiteiros, Curitibanos recebe o Coren-SC na Semana da Enfermagem 2023
Chapecó16 e 17/05 Coren-SC realiza atividades da Semana da Enfermagem 2023 em Chapecó
Blumenau17 e 18/05 Semana de Enfermagem 2023 do Coren-SC traz oficina de estética e coral em Blumenau
Joinville23 e 24/05 Com muita dança, Joinville recebe o Coren-SC na Semana de Enfermagem 2023
Criciúma24 e 25/05 Com oficina de Design Thinking, Semana de Enfermagem 2023 do Coren-SC atende profissionais de Criciúma

Veja mais fotos da atividade: