Um total de 42 pessoas participaram do Encontro Regional de Comissões de Ética de Enfermagem, em Chapecó, na tarde desta terça-feira (16). O encontro ocorreu na Udesc de Chapecó, e foi liderado pela Conselheira do Coren-SC Lisa Kleba. Lisa também é Coordenadora da CEC (Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC). Na abertura, participou também a professora Drª Edlamar Kátia Adamy, coordenadora do Mestrado profissional em Enfermagem da Udesc.

Os 42 participantes representaram ao todo 12 instituições diferentes, de sete municípios vinculados à Subseção de Chapecó do Coren-SC.

“A importância dos encontros para os profissionais que compõem as CEEs se sintam como parte de uma rede. Eles conhecem iniciativas interessantes dos colegas de outras instituições e veem que as dificuldades enfrentadas são dificuldades inerentes a esse papel”, comentou Lisa Kleba.

Lisa também comentou que, com os encontros, os participantes encontram novas possibilidades de fazer com que os colegas da instituição possam entender o papel da Comissão de Ética. Afinal, os profissionais precisam entender que quem compõe a CEE são pessoas que estão estudando o Código de Ética e outras normativas do Conselho para melhor protegê-los e fortalecê-los. “É mais segurança pro usuário, para o profissional e para a direção do Hospital. Todos são beneficiados”, comentou.

Os encontros de Comissões de Ética

O encontro de Chapecó faz parte de uma bateria de oito etapas, sete regionais e uma Estadual. Os principais objetivos das atividades são:

• Oferecer espaços de formação para qualificar a atuação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE);
  • Mobilizar à formação de redes de apoio, envolvendo os integrantes das CEE;
  • Promover a integração entre membros das CEE e da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC);
  • Fortalecer o reconhecimento dos integrantes das CEE como representantes do sistema Cofen/Conselhos Regionais

Encontros Comissões de Ética 2023

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Criciúma29/03 Comissões de Ética de Enfermagem da região Sul de SC trocam experiências em Criciúma
Lages17/04 Comissões de Ética de Enfermagem da Serra participam de encontro presencial em Lages
Caçador25/04 Coren-SC promove Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem da Subseção Caçador
Florianópolis25/04 Troca de experiências e diálogos marca Encontro de Comissões de Ética da Grande Florianópolis
Joinville02/05 Joinville reúne integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem em encontro participativo
Chapecó16/05 Cerca de 40 integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem participam de Encontro regional em Chapecó
Blumenau17/05 Etapa Blumenau encerra encontros regionais de Comissões de Ética de Enfermagem
Etapa Estadual (Florianópolis)21 e 22/09 Comissões de Ética de Enfermagem compartilham experiências em Encontro Estadual

Em 13 e 14 de julho, Florianópolis sediará a etapa Estadual, que contará com os representantes de cada encontro regional. “As CEEs são fundamentais para o ponto de vista da gestão do Conselho e funcionam como um braço do Coren-SC nas instituições. Mais do que realizar a ampliação que estamos fazendo, também é muito importante alinhar e capacitar essas comissões. Nesse sentido, os encontros serão importantíssimos”, explicou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Nos últimos anos, com um impulso do Conselho Regional de Enfermagem de SC, o número de Comissões de Ética de Enfermagem cresceu 20% no estado. “Hoje temos cerca de 100 Comissões de Ética espalhadas por SC, e em torno de 15 em fase de implantação. É fundamental darmos oportunidade para novas lideranças em cada hospital.”, comentou Lisa Kleba, Conselheira do Coren-SC e presidente da CEC.

Confira mais fotos da atividade: