Etapa Blumenau encerra encontros regionais de Comissões de Ética de Enfermagem

Integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem do Vale do Itajaí realizaram debates e trocas de experiências sobre o tema nesta quarta-feira, em Blumenau. O encontro ocorreu na Universidade Regional de Blumenau (Furb), com apoio do Departamento de Enfermagem da instituição. Representaram o Coren-SC os integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-SC (CEC), Clóvis Darolt e Katiúscia Barscia. Também participaram do encontro a Conselheira Marinês Finco, que representa a região de Blumenau e Vale do Itajaí, e Silvana Benedet, que também representa o plenário do conselho.

Durante o dia, foram formados grupos com os participantes, onde eles puderam trocar experiências e montar um quadro com palavras e cartazes sobre o tema Ética na Enfermagem. Ao final, os grupos compartilharam o conteúdo produzido e debateram um pouco mais sobre cada realidade. Ao fim, os participantes realizaram uma avaliação do encontro.

Katiúscia fez uma avaliação extremamente positiva da atividade: “O encontro foi super especial. Alcançamos o objetivo de escutar as Comissões, as fragilidades de cada uma, as demandas que eles não conseguem alcançar.” Katiúscia também acrescentou que os integrantes entenderam um pouco melhor que “a enfermagem é um grupo com muita diversidade de identidades.”

Grupos realizaram exposições com os conteúdos debatidos

Os encontros de Comissões de Ética

O encontro de Blumenau faz parte de uma bateria de oito etapas, sete regionais e uma Estadual. Os principais objetivos das atividades são:

• Oferecer espaços de formação para qualificar a atuação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE);
  • Mobilizar à formação de redes de apoio, envolvendo os integrantes das CEE;
  • Promover a integração entre membros das CEE e da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC);
  • Fortalecer o reconhecimento dos integrantes das CEE como representantes do sistema Cofen/Conselhos Regionais

Encontros Comissões de Ética 2023

Local:Data:Confira aqui mais detalhes de cada edição:
Criciúma29/03 Comissões de Ética de Enfermagem da região Sul de SC trocam experiências em Criciúma
Lages17/04 Comissões de Ética de Enfermagem da Serra participam de encontro presencial em Lages
Caçador25/04 Coren-SC promove Encontro de Comissões de Ética de Enfermagem da Subseção Caçador
Florianópolis25/04 Troca de experiências e diálogos marca Encontro de Comissões de Ética da Grande Florianópolis
Joinville02/05 Joinville reúne integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem em encontro participativo
Chapecó16/05 Cerca de 40 integrantes de Comissões de Ética de Enfermagem participam de Encontro regional em Chapecó
Blumenau17/05 Etapa Blumenau encerra encontros regionais de Comissões de Ética de Enfermagem
Etapa Estadual (Florianópolis)21 e 22/09 Comissões de Ética de Enfermagem compartilham experiências em Encontro Estadual

Em 13 e 14 de julho, Florianópolis sediará a etapa Estadual, que contará com os representantes de cada encontro regional. “As CEEs são fundamentais para o ponto de vista da gestão do Conselho e funcionam como um braço do Coren-SC nas instituições. Mais do que realizar a ampliação que estamos fazendo, também é muito importante alinhar e capacitar essas comissões. Por isso os encontros são importantíssimos”, explicou a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo.

Nos últimos anos, com um impulso do Coren-SC, o número de Comissões de Ética de Enfermagem cresceu 20% no estado. “Hoje temos cerca de 100 Comissões de Ética espalhadas por SC, e em torno de 15 em fase de implantação. É fundamental darmos oportunidade para novas lideranças em cada hospital”, comentou Lisa Kleba, Conselheira do Coren-SC e presidente da CEC.

Confira mais fotos da atividade: