1ª Conferência de Enfermagem completará oito etapas regionais em outubro

Pela primeira vez a Enfermagem tem um espaço coletivo para debater a profissão de forma mais aprofundada e sistemática. Trata-se da 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina , promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) com apoio do Cofen para realização de oito etapas regionais onde os profissionais serão ouvidos e terão oportunidade de formular propostas que servirão de base para a Etapa Estadual, em Florianópolis, dias 8 e 9 de novembro.

Os primeiros eventos já ocorreram em Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Lages, Joaçaba e Joinville. Nos dias 05 e 06 de outubro ocorrerão mais duas etapas regionais da 1ª Conferência de Enfermagem. Serão em São Miguel do Oeste (dia 05/10) e Chapecó (06/10) e as inscrições já estão abertas.

Confira aqui o Documento Norteador para formular propostas durante as etapas regionais.

PROGRAMAÇÃO

Clique aqui e confira a programação padrão de todas as etapas regionais.

 

CONSULTA PÚBLICA

Confira aqui a consulta Pública da 1ª Conferência de Enfermagem de Santa Catarina

 

Etapas Regionais

JÁ OCORRIDAS:

Criciúma – 5 de julho – (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Florianópolis – 10 de agosto –  (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Blumenau – 23 de agosto (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Lages – 12 de setembro (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Joaçaba – 13 de setembro (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Joinville – 28 de setembro (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

São Miguel do Oeste – 5 de outubro (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Chapecó – 6 de outubro (Veja as fotos e leia como foi, CLIQUE AQUI)
Propostas aprovadas
Avaliação

Etapa Estadual
Florianópolis – 8 e 9 de novembro

SAIBA MAIS

As etapas regionais estão ocorrendo nas cidades onde o Coren/SC possui subseção, abrangendo todo o Estado, e depois a etapa estadual será em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de novembro, com aprovação das propostas encaminhadas em cada região. A proposta das Conferências de Enfermagem é promover espaço de diálogo, reflexão e proposições para construção de documento orientador para nortear políticas para a categoria.

“Estamos ouvindo os profissionais de nível médio e os enfermeiros para que as diretrizes das ações estejam baseadas nos desafios do dia a dia, seja na assistência primária, na rede hospitalar, na formação ou no atendimento domiciliar. Sabemos da nossa importância, mas precisamos fortalecer a visibilidade da nossa atuação dentro das equipes de saúde, afinal representamos mais da metade da força de trabalho na saúde. Em Criciúma vimos que temos muitas demandas a serem atendidas e muita vontade dos profissionais em debater a profissão”, afirma a presidente do Coren/SC, enfermeira Helga Bresciani. Além dos profissionais, estudantes também podem se inscrever como observadores, só não tendo direito a voto na escolha das propostas.

Foram definidos seis eixos temáticos para debater entre os participantes: Os desafios da assistência de Enfermagem com qualidade; A formação de Enfermagem; Papel social da Enfermagem; Dimensionamento dos profissionais de Enfermagem; Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Compromisso Ético da Enfermagem.

Em cada um desses eixos os participantes poderão sugerir propostas para aperfeiçoar a prestação de serviços e melhorar as práticas. As idéias serão compiladas em grupos e depois encaminhadas à Conferência Estadual pelos delegados eleitos em cada região.
Nos mesmos moldes das Conferências de Saúde, as Conferências de Enfermagem terão a primeira etapa nas regiões de abrangência das subseções do Conselho. Nesta fase regional, os profissionais de Enfermagem de Lages e região, e Joaçaba e região, debaterão as demandas locais, e se aprovadas as propostas na votação da maioria, as mesmas comporão o relatório da subseção.

Contribua com a construção da profissão, participe!